a matéria prima para formação do Universo em poucos cliques

Julho 4, 2012 § 1 Comentário

Só se fala disso hoje no mundo científico: cientistas do Cern anunciaram terem descoberto uma nova partícula subatômica que pode ser o tão procurado bóson de Higgs, proposta em 1964 pelo físico inglês Peter Higgs.

Mais conhecida no meio não científico como a “partícula de Deus”, graças a uma analogia com a Torre de Babel feita uma vez à modificação do título pensado inicialmente pelo físico Leon Lederman para seu livro, é considerada crucial para a formação do Universo por ter fornecido massa para todas as outras partículas elementares, de acordo com o Modelo Padrão. O que isso quer dizer exatamente? Descubra em três breves e claríssimos vídeos:

  1. O que é o bóson de Higgs? – explicação bem didática de um físico teórico, usando neve e esquiadores para elaborar analogias a respeito da formação do Universo – disponível na página do Cern em diversos formatos;
  2. A história do bóson de Higgs contada pelo próprio Peter Higgs – trecho do programa “A fabricação do Cosmos”, organizado pelo físico e divulgador científico Brian Greene e veiculado na PBS, em que Peter Higgs conta como foi apresentar sua ideia a respeito da partícula em 1964 – divulgado na Scientific American;
  3. Como explicar o bóson de Higgs para uma criança de 7 anos? – explicação mais que didática de um divulgador científico, usando açúcar, bandejas e bolinhas de pingue-pongue para elaborar analogias a respeito da formação do Universo – elaborado pela equipe do The Guardian.

Para saber um pouco mais do básico a respeito da física de partículas:

Atualização em 05/07/2012: Esse post do físico e divulgador científico Roberto Belisário também está bem esclarecedor, num esquema FAQ sobre o bóson de Higgs.

Tagged: , , ,

§ One Response to a matéria prima para formação do Universo em poucos cliques

  • Panama diz:

    Helayel comparou a situação atual com a que outros físicos experimentaram na primeira metade do século 20. Em 1913, Niels Bohr previu seu modelo atômico, que só foi confirmado na década seguinte a partir de outras descobertas sobre a estrutura do átomo. Em seguida, a física quântica começou a ganhar destaque. “Se esse bóson for mesmo o de Higgs, assentamos nosso ‘modelo atômico’ e agora precisamos ‘inventar’ uma nova física. Mas se não for, a situação será igualmente rica”, argumentou.

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a matéria prima para formação do Universo em poucos cliques at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: