formação de mão dupla

Julho 1, 2012 § 4 comentários

Ontem, no primeiro dia de férias escolares, fiz um curso do Instituto de Biociências da USP voltado para professores do ensino médio. Só elogios ao curso, que foi a primeira versão de uma série que deve se repetir todo julho, de acordo com a expectativa dos professores organizadores.

O Tópicos atuais em fisiologia humana e saúde, que teve ótimas aulas, apostila e até lanchinhos caprichados, começou com uma intrigante explicação sobre a opção dos organizadores pelo foco em fisiologia humana e saúde, dado que a ênfase original da fisiologia no IB-USP é comparativa entre os diversos grupos animais, respeitando a teoria evolutiva como fio condutor do conhecimento biológico. A opção pelo holofote no funcionamento do organismo humano decorre de um reconhecimento dos docentes de que todo professor de biologia é um pouco agente de saúde no Brasil e, nesse sentido, é pertinente que tenham uma boa formação em fisiologia humana e saúde.

Os temas abordados foram muito interessantes, especialmente do ponto de vista da atualidade dos temas. Caberá ao professor do ensino médio, contudo, fazer a transposição didática para o nível em que leciona, não só no que diz respeito à profundidade dos conteúdos, mas principalmente nos possíveis “formatos” de abordagem dos tópicos. Posto que o objetivo do curso era, mais que atualizar o professor do ensino médio deixando-o na posição de aluno ao longo do curso, efetuar trocas didáticas com este professor tendo os tópicos como “assuntos-desculpa”, senti falta de proposições de e/ou discussões sobre estratégias didáticas para abordagem dos conteúdos. Eis, portanto, algo para ser, quem sabe, aprimorado nas próximas versões do curso.

O mais interessante de tudo, porém, foi o fato de o curso ter sido ministrado por licenciandos do Instituto, uma vez que trata-se de uma espécie de trabalho de conclusão da disciplina cursada por esses licenciandos durante sua formação. Ideia fantástica, que promove uma formação de mão dupla em que ambos  – professores em formação e professores em ação – aprendem juntos e trocam experiências. Um belo exemplo para ser seguido em outros cursos de licenciatura!

Tagged: , , ,

§ 4 Responses to formação de mão dupla

  • Jefferson diz:

    Muito bom esse curso! A interação entre Academia e Profissionais atuantes devia ser valorizado. Acredito que esse tipo de curso poderia ser ministrado não apenas por graduandos, mas também por pós-graduandos. A pesquisa e o ensino devem caminhar juntos!!!!!!

  • Regina diz:

    Tatiana, o resultado foi acima de nossas expectativas e creio que todos aproveitamos. Pretendemos manter este tipo de interação, porque permite um aprendizado para todos os presentes.

    • trnahas diz:

      Olá, Regina!
      De fato, o curso foi muito proveitoso! Seria ótimo se os demais departamentos seguissem essa ideia nas disciplinas de licenciatura voltadas para o ensino médio.
      Um abraço e parabéns pela iniciativa!

  • Felipe diz:

    Mais uma iniciativa BEM legal do IB.

    Parabéns a todos.

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading formação de mão dupla at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: