formação de mão dupla
Julho 1, 2012 § 4 comentários
Ontem, no primeiro dia de férias escolares, fiz um curso do Instituto de Biociências da USP voltado para professores do ensino médio. Só elogios ao curso, que foi a primeira versão de uma série que deve se repetir todo julho, de acordo com a expectativa dos professores organizadores.
O Tópicos atuais em fisiologia humana e saúde, que teve ótimas aulas, apostila e até lanchinhos caprichados, começou com uma intrigante explicação sobre a opção dos organizadores pelo foco em fisiologia humana e saúde, dado que a ênfase original da fisiologia no IB-USP é comparativa entre os diversos grupos animais, respeitando a teoria evolutiva como fio condutor do conhecimento biológico. A opção pelo holofote no funcionamento do organismo humano decorre de um reconhecimento dos docentes de que todo professor de biologia é um pouco agente de saúde no Brasil e, nesse sentido, é pertinente que tenham uma boa formação em fisiologia humana e saúde.
Os temas abordados foram muito interessantes, especialmente do ponto de vista da atualidade dos temas. Caberá ao professor do ensino médio, contudo, fazer a transposição didática para o nível em que leciona, não só no que diz respeito à profundidade dos conteúdos, mas principalmente nos possíveis “formatos” de abordagem dos tópicos. Posto que o objetivo do curso era, mais que atualizar o professor do ensino médio deixando-o na posição de aluno ao longo do curso, efetuar trocas didáticas com este professor tendo os tópicos como “assuntos-desculpa”, senti falta de proposições de e/ou discussões sobre estratégias didáticas para abordagem dos conteúdos. Eis, portanto, algo para ser, quem sabe, aprimorado nas próximas versões do curso.
O mais interessante de tudo, porém, foi o fato de o curso ter sido ministrado por licenciandos do Instituto, uma vez que trata-se de uma espécie de trabalho de conclusão da disciplina cursada por esses licenciandos durante sua formação. Ideia fantástica, que promove uma formação de mão dupla em que ambos – professores em formação e professores em ação – aprendem juntos e trocam experiências. Um belo exemplo para ser seguido em outros cursos de licenciatura!
Muito bom esse curso! A interação entre Academia e Profissionais atuantes devia ser valorizado. Acredito que esse tipo de curso poderia ser ministrado não apenas por graduandos, mas também por pós-graduandos. A pesquisa e o ensino devem caminhar juntos!!!!!!
Tatiana, o resultado foi acima de nossas expectativas e creio que todos aproveitamos. Pretendemos manter este tipo de interação, porque permite um aprendizado para todos os presentes.
Olá, Regina!
De fato, o curso foi muito proveitoso! Seria ótimo se os demais departamentos seguissem essa ideia nas disciplinas de licenciatura voltadas para o ensino médio.
Um abraço e parabéns pela iniciativa!
Mais uma iniciativa BEM legal do IB.
Parabéns a todos.