dicutindo ecologia em coletiva de imprensa na aula

Maio 3, 2010 § 19 comentários

Semana passada intermediei uma atividade muito bacana lá na escola: uma coletiva de imprensa em sala de aula, com o entrevistado respondendo às questões dos alunos-repórteres via Skype.

Em aula anterior discuti com os alunos como realizar uma entrevista e como preparar a pauta para tal. A lição de casa foi consultar o CV Lattes e o blog do entrevistado e preparar uma lista de questões. A aula seguinte foi a entrevista, sobre a qual os alunos preparam uma notinha jornalística.

A atividade foi muito bem sucedida e de fácil condução. Os alunos gostaram de participar de uma dinâmica diferente da aula tradicional, aprenderam bastante com o entrevistado e tiveram a chance de exercitar outras linguagens.

É claro que o gabarito e a paciência do entrevistado foram fundamentais para o sucesso desse trabalho. Por isso, agradeço muitíssimo ao Luiz Bento pela disposição em submeter-se ao debate com quatro turmas seguidas. E mantendo a mesma atenção, paciência e simpatia ao longo de toda a maratona!

Transcrevo abaixo a descrição da atividade que fiz, também sob a forma de notinha jornalística (versão da nota no site da escola):

Discutindo ecologia

Uma coletiva de imprensa na sala de aula. Esse foi o cenário da aula de biologia do primeiro ano do ensino médio em 27/04/2010 no Colégio Móbile. Com o uso do Skype como ferramenta, os alunos entrevistaram Luiz Fernando Jardim Bento, ecólogo da UFRJ e co-autor do blog Discutindo Ecologia no portal Science Blogs Brasil. De bactérias que habitam sedimentos de lagoas à análise do ambientalismo acrítico, muitos foram os temas discutidos a partir das perguntas elaboradas pelos repórteres. O processo de eutrofização artificial na Lagoa Rodrigo de Freitas, bem como suas causas, conseqüências e possíveis soluções, ocupou boa parte da discussão, já que esse é o assunto em curso nas aulas de biologia dentro do contexto do estudo do ciclo do nitrogênio. A contribuição antrópica para o aquecimento global, a relação entre biocombustíveis e emissões de gases intensificadores do efeito estufa e os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte frente à necessidade energética brasileira também foram debatidos. Agora, os alunos produzirão notas jornalísticas abordando alguns desses temas. A sequência didática relaciona-se às aulas sobre a construção do conhecimento científico e integra o conjunto de atividades preparatórias para o Estudo do Meio, que deverá culminar com a elaboração de redações participantes do Prêmio Jovem Cientista 2010, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

E agora, de volta à correções!

Atualização em 06/05/2010: Vejam também o post do Luiz Bento com suas impressões sobre a entrevista.

Tagged: , , , ,

§ 19 Responses to dicutindo ecologia em coletiva de imprensa na aula

Deixe um comentário ao post

What’s this?

You are currently reading dicutindo ecologia em coletiva de imprensa na aula at ciência na mídia.

meta