dicutindo ecologia em coletiva de imprensa na aula

Maio 3, 2010 § 19 comentários

Semana passada intermediei uma atividade muito bacana lá na escola: uma coletiva de imprensa em sala de aula, com o entrevistado respondendo às questões dos alunos-repórteres via Skype.

Em aula anterior discuti com os alunos como realizar uma entrevista e como preparar a pauta para tal. A lição de casa foi consultar o CV Lattes e o blog do entrevistado e preparar uma lista de questões. A aula seguinte foi a entrevista, sobre a qual os alunos preparam uma notinha jornalística.

A atividade foi muito bem sucedida e de fácil condução. Os alunos gostaram de participar de uma dinâmica diferente da aula tradicional, aprenderam bastante com o entrevistado e tiveram a chance de exercitar outras linguagens.

É claro que o gabarito e a paciência do entrevistado foram fundamentais para o sucesso desse trabalho. Por isso, agradeço muitíssimo ao Luiz Bento pela disposição em submeter-se ao debate com quatro turmas seguidas. E mantendo a mesma atenção, paciência e simpatia ao longo de toda a maratona!

Transcrevo abaixo a descrição da atividade que fiz, também sob a forma de notinha jornalística (versão da nota no site da escola):

Discutindo ecologia

Uma coletiva de imprensa na sala de aula. Esse foi o cenário da aula de biologia do primeiro ano do ensino médio em 27/04/2010 no Colégio Móbile. Com o uso do Skype como ferramenta, os alunos entrevistaram Luiz Fernando Jardim Bento, ecólogo da UFRJ e co-autor do blog Discutindo Ecologia no portal Science Blogs Brasil. De bactérias que habitam sedimentos de lagoas à análise do ambientalismo acrítico, muitos foram os temas discutidos a partir das perguntas elaboradas pelos repórteres. O processo de eutrofização artificial na Lagoa Rodrigo de Freitas, bem como suas causas, conseqüências e possíveis soluções, ocupou boa parte da discussão, já que esse é o assunto em curso nas aulas de biologia dentro do contexto do estudo do ciclo do nitrogênio. A contribuição antrópica para o aquecimento global, a relação entre biocombustíveis e emissões de gases intensificadores do efeito estufa e os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte frente à necessidade energética brasileira também foram debatidos. Agora, os alunos produzirão notas jornalísticas abordando alguns desses temas. A sequência didática relaciona-se às aulas sobre a construção do conhecimento científico e integra o conjunto de atividades preparatórias para o Estudo do Meio, que deverá culminar com a elaboração de redações participantes do Prêmio Jovem Cientista 2010, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

E agora, de volta à correções!

Atualização em 06/05/2010: Vejam também o post do Luiz Bento com suas impressões sobre a entrevista.

Tagged: , , , ,

§ 19 Responses to dicutindo ecologia em coletiva de imprensa na aula

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading dicutindo ecologia em coletiva de imprensa na aula at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: