vídeos selecionados

Esse é um espaço em contínuo crescimento. Cada vez que me deparo com um bom audiovisual sobre ciência na web, vou ampliando a listinha. Então divirta-se com a seleção abaixo e volte sempre, pois sempre haverá uma novidade. E você pode me ajudar nessa tarefa indicando um vídeo aqui.

Além dos vídeos abaixo, indico também uma visita à lista dos 100 best (free) science documentaries online, à lista de sites com vídeos de ciência organizada pela revista Ciência Hoje e à fantástica série Vida do Discovery Channel.

Como a ciência mudou o nosso mundo – 10 avanços científicos fundamentais selecionados e relatados por Robert Winston – leia mais neste post do Alimente o cérebro.

Return of the cicadas – imagens espetaculares do ciclo de vida de cigarras: muda do exoesqueleto, acasalamento, postura e eclosão de ovos e muito mais ao longo de seus 17 anos de vida!

A vida secreta do plâncton – imagens lindas do mundo microscópico de ambientes marinhos.

Whale fall – ciência + poesia visual e musical nessa bela animação que mostra o que acontece quando morre uma baleia. Lindo! – veja post no Questões da Ciência.

Como um vírus invade seu corpo: ótima e bem humorada animação que ilustra como o vírus da gripe ataca nossas células e como nosso organismo se defende dele (na maior parte das vezes :) – post relacionado.

Locomoção em profundidade: bela sequência ilustrativa de diferentes formas de locomoção por animais no fundo do mar obtida com auxílio veículos de operação remota por pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute.

Sinfonia da loucura: O japonês Isao Hashimoto “compôs uma sinfonia” da insanidade humana ao compilar todas as explosões nucleares entre 1945 e 1998. Garanto que antes de chegar aos 5 min você já estará absolutamente impressionado. Imagine quando chegar em 2053… – via Só Ciência.

Grandes microbiólogos: animação muito bacana que usa bonecos Lego para retratar as personagens principais e mostra como se consolidou a área da ciência dedicada ao estudo dos microrganismos, da invenção do microscópio, no século 16, aos avanços recentes da engenharia genética – via Ciência Hoje.

Onde fica o centro do Universo?, integrante da série Ask an Astronomer (“Pergunta a um Astrónomo” ) que faz parte da coleção de vídeos do serviço educativo do Telescópio Espacial Spitzer da NASA – veja post no Ciência Fácil e no Vídeos para o Ensino de Física e Química.

Vodpod videos no longer available.

Dimensions, uma fantástica série sobre geometria. Mais didática impossível – veja post relacionado.

Vodpod videos no longer available.

Quatro heranças, sobre genética médica populacional com estudos de casos – veja post a respeito.

Células tronco: a chave da regeneração, sequência de vídeos organizados a partir de um documentário do Discovery Channel sobre os avanços trazidos pelas pesquisas com células tronco para o tratamento de enfermidades diversas, com destaque para o trabalho de importantes pesquisadores brasileiros na área, como Stevens Rehen e Mayana Zatz – via Bio na Rede.

Machinatorium, animação de Henning Lederer – para mais informações, veja os posts O corpo como máquina, no 100 Nexos,  O palácio industrial, no Ecce Medicus, e Fritz Kahn: livro e exposição em Berlim, no Efeito Adverso.

A árvore da vida, documentário do projeto Tree of Life em parceira com a BBC – veja post em Biologia Interativa.

A primeira chegada do homem à Lua em 1969: “One small step for man, a giant leap for mankind.” – veja post relacionado.

Oxigênio animado, aprenda algumas características do elemento químico oxigênio de forma divertida – via Blog Ludo Químico.

Pequena história das imagens astronômicas (Petite histoire d’images astronomiques, do Centre Nacional de Documentation Pédagogique) – veja post relacionado.

Rios voadores: vídeo bastante didático que explica o que são os rios voadores resultantes da transpiração de grandes florestas e como interferem no regime de chuvas de regiões localizadas a milhares de quilômetros.Veja post relacionado.

Voando com as aves mais rápidas do planeta: fantástica essa viagem por meio de câmera acoplada ao dorso de duas belas, gigantes e rapidíssimas aves que realizam manobras incrivelmente precisas em frações de segundo! – via Media Caffeine.

As saúvas: uma sociedade de formigas – veja post relacionado.

Eratóstenes e a medida da circunferência da Terra – veja post relacionado.

O que acontece quando o petróleo é derramado no mar? – via Massa Crítica.

Visualizando o impulso nervoso: animação muito bacana que ilustra a transmissão do impulso nervoso através dos neurônios e na fenda sináptica – via Rainha Vermelha.

O Universo conhecido: lindo vídeo do Museu de História Natural de Nova Iorque, que parte do monte Everest e das gargantas do rio Ganges e chega até os limites do cosmo conhecido – via 100 Nexos.

Síntese de proteínas: um épico no nível celular – isso é que é uma vídeo-aula! A primeira parte dá as explicações, digamos técnico-científicas sobre o processo de síntese de proteínas quando, na verdade, está apresentando as personagens do filme. A partir dos 3 minutos e pouco começa o “rock’n’roll”: uma divertida encenação, elaborada em 1971 por um grupo do Departamento de Química da Universidade de Standford, do processo de tradução do RNAm para síntese de uma proteína.  – via Salgando a Ciência.

Vida de bolacha: vídeo sobre o ciclo de vida da bolacha-do-mar Clypeaster subdepressus integrante do mestrado de Bruno Vellutini no IB-USP. Há belas e detalhadas imagens dos estágios iniciais do desenvolvimento desses animais acompanhadas por uma trilha sonora sob medida – via Bolachas.

O terror das bactérias: uma gracinha essa animação, elaborada pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan e pelo Laboratório de Malacologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, que explica a infecção de bactérias por vírus bacteriófagos – via Pesquisa Fapesp.

Evolução da vida na Terra em 60 segundos, vídeo experimento em escala – via Seed Magazine.

O polvo e o coco: primeiro relato de uso de ferramentas por animais invertebrados – via The Great Beyond.

Litros de luz: um mecânico lança a funcional e prática idéia de usar garrafas PET como lâmpadas (da reportagem do Globo Repórter de 25/05/2007) – veja post relacionado.

Aedes aegypti e Aedes albopictus – uma Ameaça aos Trópicos, documentário premiado da Fiocruz sobre o ciclo de vida dos vetores da dengue e da febre amarela – via Pesquisa Fapesp.

The Bear, um filme de Jean-Jacques Annaud. Vi aqui, seguindo dica de @aldoibct.

A História das Coisas: por um consumo consciente – veja post relacionado.

Piano stairs – The fun theory: use mais as escadas! – via Ecodesenvolvimento.

Evolution – theory AND fact: evolução é, sim, uma teoria. Como é muito natural em ciências, aliás. A questão crucial é que as teorias em ciência são construídas embasadas em fatos. Então entenda com o vídeo abaixo porque um dos principais argumentos criacionistas não se sustenta – via Ciência à Bessa.

Sistema respiratório: uma videoaula correta e com um toque de humor que explica o básico do funcionamento sistema respiratório humano. Já usei em aula para introduzir o assunto e recomendo.

The Majestic Plastic Bag – A Mockumentary

O nascimento de um elefante: impressionante registro do nascimento de um elefante no Elephant Safari Park em Taro, Bali – via Science News Blog.

Skewed views of science: entenda como funciona a ciência (em inglês) – via Terra que gira.

This American Life:  como se tornar um observador pode alterar o que registramos. Ou “a culpa” é da mídia ou das pessoas? – via digiphile.

Pálido Ponto Azul: informações abaixo de lorddracon.

No dia 14 de Fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando à Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-a como um “pálido ponto azul” na granulada imagem. Posteriormente, em 1994, o cientista Carl Sagan lançou seu livro “Pálido Ponto Azul”, baseado nessa imagem da Voyager, onde faz uma profunda reflexão sobre o planeta. O livro também foi lançado em formato “Audio Book”. O vídeo abaixo contém a narração de Carl Sagan, correspondente à reflexão inspirada pela imagem da Voyager. Fontes: Vídeo e a sequência de imagens: Pangea Day 2008; Narração: Carl Sagan – “Pale Blue Dot” Audiobook (Chapter 1 – You Are Here – 11:45/15:08); Música: The Music of Cosmos (Collector’s Edition) – Vangelis, Heaven & Hell, Part 1.

Ilha das Flores, de Jorge Furtado – veja informações completas aqui.

Tempestade elétrica: lindas imagens acompanhadas de notas científicas sobre o fenômeno – via Ciência à Bessa.

%d bloggers like this: