a pandemia nossa de cada dia

Abril 10, 2020 § Deixe um comentário

Imagem símbolo do SARSCov2 elaborada por Alissa Eckert do Centro de Controle e Prevenção de Doenças

Papa Francisco rezando sozinho no Vaticano em março de 2020 (foto de Yara Nardi)

As duas imagens acima são uma espécie de síntese da pandemia que estamos vivendo. A ilustração do vírus SARSCov2 foi elaborada seguindo critérios técnicos e com objetivo de criar uma identidade na comunicação sobre a COVID-19 pela agência americana CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças). Os registros do papa rezando sozinho na imensa praça vazia no Vaticano são históricos por não haver precedente semelhante.

Como ser humano que está sentindo na pele o que é passar por um momento assim, desses que parecem cenas saídas de um filme de ficção científica ou, na melhor das hipóteses, de um livro de História, estou tão perplexa e angustiada como qualquer um. Como brasileira, estou furiosa por acompanhar dia após dia ações absurdas por parte daqueles que deveriam organizar uma força-tarefa adequada para enfrentar com seriedade essa situação. Como bióloga, estou maravilhada por poder mergulhar ao vivo e a cores no processo de construção do conhecimento científico que tento explicar para meus alunos. Como divulgadora científica, estou feliz em tirar a poeira deste blog e muito mais feliz em acompanhar a maravilhosa escalada do trabalho incrível de quem admiro desde os tempos iniciais do Science Blogs Brasil (que um dia foi Lablogatórios e agora integra o Blogs de ciência da Unicamp), o Atila Iamarino.

Como professora, sinto-me um pouco atolada e exausta por tentar equilibrar a mudança para um ensino remoto emergencial com o estudo em paralelo para entender mais a fundo o modus operandi deste vírus e as medidas sanitárias adequadas. E, como balanço disso tudo, fazer aquilo que é parte inerente ao ofício do professor: chegar a uma boa síntese, encontrar os melhores objetos de referência após conferir sua correção conceitual e atualidade, escolher boas analogias que facilitem as compreensão de fenômenos complexos e/ou abstratos, usar as dúvidas dos alunos como ponto de partida para algumas explicações e tentar contemplar uma diversidade de mídias, mesclando textos, vídeos, podcasts… Embora esse trabalho de curadoria seja exatamente o que faço cotidianamente, é novidade fazer isso no curso de algo que ainda não conhecemos tão bem e que, por isso mesmo, gera uma avalanche de publicações difícil de acompanhar e também que nos faz alternar momentos de produtividade com momentos de melancolia. Por isso, os textos listados abaixo já mudaram MUITAS vezes antes da publicação inicial. Talvez mudem mais…

A PANDEMIA NOSSA DE CADA DIA EM 25 PERGUNTAS

=== em construção (assim como o que sabemos sobre o novo coronavírus) ===

1- SARSCoV-2, COVID-19, coronavírus… afinal, o que está provocando esta pandemia?

2- O coronavírus é um vírus, o HIV é um vírus, o vírus da dengue é um vírus… mas o que são vírus exatamente?

3- A COVID19 é só uma gripezinha? O que acontece no corpo de alguém que foi infectado por esse vírus?

4- Como o coronavírus SARSCoV-2 infecta uma célula e se multiplica?

5- Sequenciaram o genoma do vírus… e daí?

6- Por que demora tanto para ter uma vacina ou um medicamento antiviral?

7- Como esse vírus se espalha?

8- Lavar as mãos ou usar álcool em gel são mesmo medidas eficientes para evitar essa infecção?

9- E as máscaras? São necessárias e/ou eficazes?

10- O que é essa história de achatamento da curva e por que precisamos ficar em casa?

11- Crescimento exponencial é TÃO acelerado assim? Como saber qual “o ponto de virada”? E como ler esse monte de gráficos que o pessoal fica mostrando toda hora?

12- Tem teste que demora 10 dias, tem um tal de teste rápido… qual a diferença e por que alguns lugares têm poucos testes?

13- O que é imunidade de rebanho?

14- Agora estão falando bastante em respiradores… como funcionam e por que são necessários para os pacientes com COVID-19?

15- Esse vírus veio mesmo do morcego? Ou foi criado em laboratório? Como os cientistas analisam isso?

16- E esse pessoal que está, no meio da pandemia, chamando a atenção para desmatamentos e destruição de hábitats… coisa de ecochatos?

17- Esse vírus pode sofrer uma mutação e virar uma coisa pior ainda?

18- Afinal, quanto tempo de isolamento social é necessário? E já houve outros momentos assim na história?

19- Qual a diferença entre epidemia e pandemia?

20- Em alguns países parece que está tudo rolando mais tranquilo enquanto outros estão sofrendo mais na pandemia… o que explica essa diferença? E como funcionam os modelos de projeção do espalhamento da doença?

21- Ficar trancado em casa não “faz mal pra cabeça”? Como se manter bem física e mentalmente?

22- Mas… e a economia?

23- Há coisas que ainda não sabemos sobre esse vírus ou sobre essa pandemia?

24- E se quero saber mais, que fontes são confiáveis em meio à pandemia de fake news?

25- TEM UM JEITO DE TER UM APANHADÃO DESSAS COISAS SEM TER QUE LER TUDINHO?

Essa vai ser respondida aqui mesmo. Se deu uma preguicinha, escolha sua mídia favorita para ter algumas informações de forma mais resumida:

 

Tagged: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a pandemia nossa de cada dia at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: