histórias da Genética no Brasil

Setembro 8, 2015 § 6 comentários

Uma câmera amadora, um pano preto de fundo, super boa vontade por parte das maravilhosas figuras que procuramos retratar e muita paixão. Foi assim que sete biólogos procuraram unir as narrativas de cientistas que compuseram a primeira e a segunda geração de geneticistas brasileiros, todos personagens que foram testemunhas ou atores importantes da história da Genética no Brasil e cientistas influentes em suas linhas de pesquisa: Antonio Brito da Cunha, Bernardo Beiguelman, Crodowaldo Pavan, Darcy Fontoura de Almeida, Francisco J.S. Lara, Francisco Salzano, João Lúcio de Azevedo, João S. Morgante, Oswaldo Frota-Pessoa, Roland Vencovsky e Warwick Kerr.

As gravações têm vários problemas técnicos, que vocês logo vão perceber. Anos se passaram, nos envolvemos em outras atividades e sempre tentávamos encontrar alguém que pudesse nos ajudar com algumas pendências e nada. Não fazia sentido algum ter esse material tão rico engavetado. Certamente não é um primor técnico, mas é um documento valioso, especialmente num país que não costuma valorizar a cultura e a história.

Com pesar, acompanhamos ao longo desse período as notícias de óbito de alguns dos entrevistados. Sobre dois deles cheguei a escrever aqui no blog: a partida de Crodowaldo Pavan foi que primeiro me motivou a iniciar uma seção de divulgação do trabalho de cientistas fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil. Após a partida de Bernardo Beiguelman, fiz o último registro.

Recentemente, decidimos fechar o documentário como estava mesmo. Estamos muito felizes que enfim, quase 10 anos depois de tudo iniciado, vamos veicular isso. Está bem longe do que planejamos, do que gostaríamos que ficasse. Mas vai mesmo como um registro dessa história. Quem sabe anime outros com melhor conhecimento de linguagem audiovisual e mais condições técnicas de registrar histórias assim. Sabemos que hoje praticamente qualquer pessoa com um bom smartphone poderia captar melhor as imagens que o que conseguimos, meus alunos de ensino médio que o digam. Que os programas de edição de que dispõem resolvem melhor ruídos de fundo etc. Mas as histórias estão lá. E são lindas e importantes e divertidas – abafam os ruídos!

O vídeo está dividido em cinco capítulos temáticos: “Os fundadores” (9’50”), “Dreyfus” (8’25”), “Dobzhansky” (14’45”), “Genética Humana” (9’20”) e “Pavan” (8’20”). Aprecie e ajude-nos a divulgar importante esse material!

Anúncios

Tagged: , , , , , ,

§ 6 Responses to histórias da Genética no Brasil

  • Grata por compartilhar esses importantes relatos sobre a história da ciência brasileira por meio da genética.
    Germana Barata.

  • Olá, tudo bem?

    Acabei chegando no seu blog porque estava pesquisando sobre o documentário, “esbarrei” nele no Youtube. Como escrevo para um blog português de divulgação científica, fiquei curioso de ver vídeos tão riquíssimos em informação, mas sem quase nenhuma informação sobre o documentário propriamente dito. Levei um tempo para achar seu blog, mas agora entendo que foi mais um esforço de amor à genética e a história da ciência no Brasil do que qualquer coisa.

    Muito obrigado por decidir colocar esse trabalho na “rua” e não deixá-lo engavetado. É tão difícil manter a memória do país viva, ainda mais no que se refere à história da ciência, e os depoimentos são valiosíssimos para essa história.

    Enfim, acabei divulgando o doc no blog que escrevo: http://www.astropt.org/2015/09/10/documentario-online-conta-a-historia-da-genetica-no-brasil-atraves-de-depoimentos/

    Grande abraço!

    • trnahas diz:

      Olá, Rafael!

      Que bom que gostou! É como você colocou no seu post: a produção é caseia e tem questões técnicas, mas as histórias precisam ser espalhadas.

      Obrigada por ajudar a divulgar

      Um abraço!

  • Carmen Ganimi diz:

    É sempre muito gratificante conhecer um pouco da história da ciência. Sou fã da genética e aqui conheci fatos que não sabia. Muito bom.

    • trnahas diz:

      Que bom que gostou, Carmen!
      Nossa intenção era essa mesma: trazer pro máximo possível de pessoas essas belas histórias que por vezes ficam esquecidas ou mesmo nunca vêm à tona e são interessantíssimas, nos ajudam a entender muito sobre o processo de construção do conhecimento científico.
      Um abraço

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading histórias da Genética no Brasil at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: