o mapa da saúde

Julho 19, 2013 § 1 Comentário

The Map of Health - Fonte: http://odranoel.eu/news/the-map-of-health/

The Map of Health – Fonte: http://odranoel.eu/news/the-map-of-health/

Esse já circulou bastante nas redes sociais desde o início de julho, mas achei tão bacana que tinha que registrar aqui! Trata-se de um mapa das doenças humanas conforme região de maior incidência de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Até aí nenhuma novidade. A particularidade do trabalho de Odra Noel está em mostrar a beleza da ciência por meio da arte. Para elaborar o mapa acima, apresentado no início do mês na The Royal Society Summer Science Exhibition, representou cada enfermidade de maior incidência nas diversas regiões do globo por meio da ilustração de células e tecidos afetados.

Assim, a obesidade crescente na América do Norte foi representada com células adiposas.  Na América do Sul, as células pulmonares refletem os problemas respiratórios provocados por tabagismo e poluição atmosférica. Na África, as células do sistema imunitário, alvo do HIV, dividem espaço com as hemácias, que são atingidas pelos parasitas da malária. Os distúrbios neurológicos são prevalentes na população envelhecida da Europa, daí a opção pelos neurônios nesta parte do mapa. Já o Oriente Médio, a Índia e outras partes da Ásia foram representados com tecido cardíaco, refletindo os problemas associados à hipertensão e insuficiência cardiovascular. Por fim, a alta incidência de diabetes melito está indicada com células pancreáticas no Sudeste da Ásia e Oceania.

Há ainda uma artéria na Amazônia e cinco mitocôndrias escondidas no mapa, uma vez que, segundo a artista, estudos a serem apresentados nos próximos anos devem abordar ainda mais o papel dessa organela responsável pela produção intracelular de energia.

A inspiração para o trabalho? Veja o que diz Odra:

When seen through the microscope, the tissues that form our organs and body parts can be stunningly beautiful, with all the complex structures that determine and enable their function forming beguiling, literally organic, patterns.

Tagged: , , , , ,

§ One Response to o mapa da saúde

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading o mapa da saúde at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: