o tempo na vida

Julho 12, 2013 § Deixe um comentário

O Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da USP, capitaneado pelo Prof. Menna-Barreto, vem desenvolvendo um projeto muito bacana de feira de ciências. O tempo na vida difunde os conceitos da Cronobiologia para que professores possam introduzi-los no currículo escolar. A iniciativa é bastante interessante, posto que a Cronobiologia – “que propõe uma leitura da organização dos seres vivos sob uma dimensão temporal” –  tem um corpo de conhecimentos bem estruturado desde a segunda metade do século passado, mas ainda não ganhou espaço nos livros didáticos e dos currículos escolares em geral.

O vídeo abaixo traz a fala do Prof. Menna-Barreto explicando um pouco do funcionamento do projeto entremeada com cenas da animação interativa Família Dias, desenvolvida pelo grupo. Na animação, o espectador pode selecionar um membro da família para acompanhar suas atividades diárias, dissecando seu ritmo dentro do ciclo vigília-sono.

O projeto ainda cuidou da elaboração de uma apostila e mapas conceituais específicos para cada segmento de ensino, tudo disponibilizado para download. Ótima dica para os professores de ciências, biologia e curiosos em geral fornecida Felipe Beijamini, que também trabalha na área de Cronobiologia e comanda o excelente blog Sonhos do Neuro.

Para saber um pouco mais sobre Cronobiologia e como são feitas pesquisas na área, não deixe de ler essa entrevista com a Verônica Valentinuzzi, cronobióloga de primeira com quem tive o prazer de trabalhar durante a pós-graduação!

Tagged: , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading o tempo na vida at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: