mais neurociências!

Abril 22, 2013 § Deixe um comentário

Procurando vídeos interessantes para ajudar no trabalho de pesquisa de minhas alunas de iniciação científica, encontrei essa sequência com a Suzana Herculano Houzel. Pais e professores precisam assistir!

[Atualização em 24/04/2013: Os vídeos foram removidos por terem sido compartilhados no You Tube sem autorização da autora. Assim, mantenho do post original somente minhas impressões sobre cada um deles, reafirmando a recomendação. Trechos dos vídeos e descrição da própria autora podem ser acessados aqui.]

No primeiro vídeo (“Neurociência do aprendizado”), bons esclarecimentos para as questões mais frequentes a respeito do funcionamento do cérebro; influência da motivação e emoção no aprendizado; especificidades do cérebro da criança e do adolescente; cérebro de meninas versus cérebro e meninos; integração entre atenção, memória e aprendizado… e muito mais!

No segundo vídeo (“Adolescência, o cérebro em transformação”), a visão da neurociência sobre o cérebro adolescente: mais que transformações hormonais, esse período do desenvolvimento humano é caracterizado por transformações cerebrais.

No terceiro (“Neurociências: contribuição para o aprendizado”), mais informações sobre como o cérebro aprende. Ótimo complemento ao primeiro vídeo, com dicas preciosas especialmente para pais e professores.

Por fim, no quarto vídeo (“Cérebro: guia do proprietário”), um resumão do controle do cérebro sobre diversas funções realizadas pelo nosso organismo.

Tagged: , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading mais neurociências! at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: