a estrutura curricular é o maior problema do ensino médio?

Novembro 10, 2012 § Deixe um comentário

Revisando as matérias para a oitava edição da Revista Quanta, em fase de finalização, lembrei que ainda não havia postado minha coluna da edição no. 7, que está nas bancas. Em semana de realização do Enem e divulgação de seus resultados, a coluna acaba ficando bem contextualizada, já que dessa vez abordei a ideia de reformulação do ensino médio inspirada no Enem, lançada quando da divulgação dos acanhados resultados do Ideb. Minha bronca principal é com a ênfase na reforma curricular, como se esse fosse o grande problema do nosso ensino médio. Entre outros questionamentos, aponto na coluna que o fato de termos 38% dos estudantes de graduação como analfabetos funcionais (são capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações) é problema que se deva tratar de forma mais premente.

Abaixo segue a coluna (clique na imagem para ter acesso à leitura em tamanho maior):

Os links indicados na revista são os seguintes:

  • Carta que a Sociedade Brasileira de Física enviou ao ministro Mercadante;
  • Carta que a Sociedade Brasileira de Química enviou ao ministro Mercadante;
  • Resultados do Ideb.

Outras fontes que podem ajudar a ampliar essa discussão:

===

Em tempo: na última edição lançada da Quanta, há uma entrevista muito bacana com o neurocientista Stanislas Dehaene, que explica como a capacidade leitora se desenvolve no cérebro. Vale a leitura!

Tagged: , , , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a estrutura curricular é o maior problema do ensino médio? at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: