ciência nas mídias

Abril 4, 2012 § 1 Comentário

Uma passada rápida para divulgar um bom trio de ciência na mídia!

Dois são provenientes do último Boletim Ciência e Sociedade, do Museu da Vida:

Riff científico – Se você acha que a ciência não tem relação alguma com a rebeldia do rock’n’roll, talvez seja hora de ligar o rádio e repensar. O programa Rock com Ciência, transmitido todos os sábados às 17h pela Rádio Máximus FM de Rio Paranaíba (101,5 MHz), embala bate-papos sobre temas de ciência com uma seleção musical roqueira relacionada ao assunto debatido. Já foram discutidos tópicos como etnoentomologia, biodiversidade, evolução e energia nuclear, entre outros. O setlist já contou com clássicos do rock nacional, como “Mosca na sopa”, de Raul Seixas, e “Bichos escrotos”, dos Titãs; e internacional, como  “Do The Evolution”, do Pearl Jam. A iniciativa surgiu de um projeto de extensão universitária do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do campus de Rio Paranaíba/Universidade Federal de Viçosa. Os arquivos dos programas, assim como textos de apoio, estão disponíveis no site: <www.rockcomciencia.com.br>.
A arte do futebol e da física – Recém-lançado, o livro Física do futebol, escrito pelos doutores em física Emico Okuno e Marcos Duarte, visa trazer a física para o cotidiano, estimulando a descoberta científica – característica que agradou ao também físico e divulgador da ciência Marcelo Gleiser, que assina um dos textos de apresentação. “Eu sempre costumo dizer que, para se ensinar física ou ciências em geral, o ideal é começar fora da sala de aula, mostrando aos alunos que física trata do mundo em que vivem”, comenta ele.  Ao longo dos quatro capítulos – Movimento, Força, Energia e Fluidos – as biografias de grandes cientistas e jogadores estimulam a leitura: pode-se encontrar Galileo Galilei ao lado de Charles Miller; Pelé “dividindo a bola” com Isaac Newton; e o Galinho do Quintino, Zico, “trocando passes” com James Prescott Joule. Editado pela Oficina de Textos, o livro tem 144 páginas e custa R$ 55. Mais informações no site da editora: <www.ofitexto.com.br/produto/fisica-do-futebol.html>.

O terceiro se refere a um evento que acontecerá em 16 de abril na Fapesp:

A FAPESP convida para o seminário “Ciência na Mídia“, que promoverá uma reflexão, por meio de um diálogo entre pesquisadores e jornalistas, sobre as formas pelas quais os diversos veículos de comunicação têm divulgado a atividade científica.
FAPESP – Auditório – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo – SP
16 de abril de 2012, das 9 às 18h
CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA (vagas limitadas): www.fapesp.br/eventos/ciencianamidia/inscricao

Tagged: , , , , ,

§ One Response to ciência nas mídias

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading ciência nas mídias at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: