rios voadores

Maio 1, 2011 § 1 Comentário

Radicado no Brasil há mais de vinte anos, o suíço Gérard Moss vem liderando uma sequência ímpar de viagens e pesquisas ao lado de sua esposa Margi Moss. O mais recente, e que começou a apresentar seus primeiros resultados em 2009, é chamado Rios Voadores. Trata-se de cursos de vapor de água resultantes da transpiração de grandes florestas, como a amazônica, que percorrem longas distâncias e interferem no ciclo hidrológico de outras regiões.

Esta matéria da Ciência Hoje e este artigo da Pesquisa Fapesp, escritos à época dos primeiros resultados apresentados, resumem bem este belo projeto de Moss. A novidade é o vídeo abaixo, recente no site da Expedição Rios Voadores, que explica de maneira bastante didática o que é este fenômeno e como interfere no regime de chuvas do centro oeste, sul e sudeste do país, além  de outras regiões do sul da América do Sul.

Espero que após assistir a este belo material você esteja convencido, como sonha Moss, de que “não vale a pena cortar uma árvore mais da Amazônia” em favorecimento de uma expansão agrícola que pode ser realizada em áreas já degradadas.

Tagged: , , , , , ,

§ One Response to rios voadores

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading rios voadores at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: