funcionário do semestre: Jacob Palis

Setembro 11, 2010 § 4 comentários

Mineiro de Uberaba, Jacob Palis mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos  anos 50 para graduar-se em engenharia pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ). A paixão pela matemática estendeu-se para um doutorado na UCLA em Berkeley sob orientação de ninguém menos que Stephen Smale.

Entre os relativamente poucos e ótimos matemáticos brasileiros da época um bom percentual deles tinha feito engenharia. Isso era um fenômeno comum na época – as pessoas faziam engenharia e no meio do caminho descobriam a física, a matemática, a química…

De volta ao Brasil, Palis tornou-se professor no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, desde 1973, tendo já sido diretor desta instituição. É, também, o atual presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Seu foco de estudo são os sistemas dinâmicos (relacionados a fenômenos que evoluem no tempo, como o clima e os sistemas planetários). O matemático tem especial apreço pela teoria dos sistemas caóticos, que são aqueles em que há certo grau de incerteza (são sensíveis às condições iniciais e a dificuldade de fazer previsões é grande).

No início deste ano, por ocasião da celebração de seus 70 anos, o IMPA organizou a Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos. Agora Palis recebeu o Prêmio Balzan 2010, complementando tantas outras premiações com que já foi agraciado (veja a lista em seu CV Lattes – é impressionante!). Um dos mais importantes prêmios científicos europeus foi concedido pela primeira vez a um brasileiro, que terá a incumbência de destinar ao menos metade do valor do prêmio para o desenvolvimento de pesquisas “preferencialente envolvendo jovens pesquisadores e estudantes”. Para quem já é conhecido por sua extensa lista de orientandos, sem dúvida será um prazer!

Talentos precisam ser desenvolvidos como num casulo, protegidos e incentivados. Acho impossível o país avançar sem isso. É importante criar sistemas que detectem os grandes talentos, certificando-os com testes e cursos. Essa dinâmica vale para todas as áreas, não apenas para a matemática. Vale para as ciências e as engenharias. O talento pode ser observado muito cedo.

Boas fontes de informação disponíveis na web sobre o matemático e seu trabalho:

Atualização em 18/05/2011: Excelente entrevista de Jacob Palis às páginas amarelas da Veja – “Temos de acelerar o passo”.

===

A coluna “funcionário do mês” costumava ser publicada todo dia 10 aqui no blog. A partir do início deste ano estive envolvida em projetos que inviabilizaram essa assiduidade e a coluna deixou de ser escrita ao longo do último semestre (daí o título “funcionário do semestre” em lugar de “funcionário do mês”). Este post marca a retomada da coluna. Veja as colunas anteriores sobre a vida e trabalho de importantes cientistas aqui.

Atualização em 25/09/2010: A ciência brasileira, segundo Jacob Palis.

Anúncios

Tagged: , , , ,

§ 4 Responses to funcionário do semestre: Jacob Palis

  • zymed diz:

    Que grande exemplo pra todos nós, muito importante ser divulgado!

  • É primo da minha mãe!!!!!!!

  • Alfredo Carlos Vasconcelos diz:

    Precisamos cada vez mais criar incentivos para os jovens se desenvolverem em seus cursos de graduações. Principalmente numa área onde tem pouca gente interessada. As áreas de matemática e física possuem pouca gente graduada e interessada, isso tem que crescer mais, temos que incentivar nossa meninada, com bolsas e outros incentivos. O Brasil tem um grande capital humano para isso, temos gente jovem inteligente com vontade de crescer. O que está faltando é o interesse maior de todos.

    • trnahas diz:

      Tem total razão, Alfredo! Essas são áreas fundamentais que precisam ainda de muito desenvolvimento no Brasil. Apesar de termos centros de excelência como o IMPA, ainda há muito o que crescer nessa área de pesquisa.

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading funcionário do semestre: Jacob Palis at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: