retrospectiva ciência na mídia 2009: X – cobertura de ciência

Dezembro 31, 2009 § 8 comentários

Durante o X Congresso Nacional de Jornalismo Científico, foram apresentados os resultados da primeira fase de uma ampla pesquisa que analisou a cobertura de Ciência e Tecnologia pela mídia nacional.

Capa do material completo da primeira fase da pesquisa. Clique na imagem para acessá-lo em pdf.

Iniciada no fim de 2008, a pesquisa foi realizada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG em parceria com a Andi e analisou as matérias sobre ciência, tecnologia e inovação publicadas ao longo de 2007 e 2008 em 62 jornais impressos de diversas partes do Brasil.

Nessa primeira fase de avaliação, foi feito um monitoramento quantitativo da cobertura de C,T&I na mídia brasileira. Os resultados desnudam a má situação do jornalismo científico praticado no país. Aponto aqui apenas dois deles para ilustrar essa conclusão:

  • 26,9% das matérias analisadas encaixaram-se na denominação de “texto factual”, ou seja, baseavam-se tão somente em press releases sem qualquer apuração/complementação por parte do veículo de comunicação que a divulgava. E 59,5% das matérias foram enquadradas na categoria “contextual simples”, ou seja, que consultam 1 a 2 fontes. As matérias classificadas como “contextual explicativa”, “avaliativa” e “propositiva” corresponderam apenas a cerca de 6% cada;
  • em qualquer dos casos, cerca de 90% das matérias analisadas não contextualizam o tema que noticiam, ou seja, não apresentam qualquer análise crítica em relação à ciência.

Veja um resumo da metodologia e dos resultados da pesquisa nesta matéria na revista Ciência Hoje.

É intenção da iniciativa não só entender como a mídia trabalha hoje com relação à divulgação de C,T&I (primeira fase do estudo), como também fornecer subsídios para mudar esse perfil. Assim, para uma segunda fase do trabalho estão previstos a elaboração de um guia de fontes e de um glossário de termos científicos, além de outros subsídios para melhoria do trabalho de jornalismo científico no país.

O trabalho é muito interessante e de grande importância para entender e aprimorar o trabalho de jornalismo científico realizado no país. Voltarei a falar em mais detalhes do estudo em breve. E com este post finalizo a série retrospectiva ciência na mídia.

Muito obrigada por sua parceria por aqui ao longo deste ano. Nos encontramos virtualmente novamente após a virada! UM 2010 ESPETACULAR PARA TODOS!!! “Salud y plata y tiempo para gastarla!” TIM-TIM :) [e parabéns pra mim que escolhi este dia tão agitado para nascer :) Espero ganhar de presente o livro do Dawkins que será sorteado no Gene Repórter, viu Takata???]

Anúncios

Tagged: , , , , ,

§ 8 Responses to retrospectiva ciência na mídia 2009: X – cobertura de ciência

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading retrospectiva ciência na mídia 2009: X – cobertura de ciência at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: