“funcionário do mês” – Fritz Müller

Dezembro 11, 2009 § 1 Comentário

Johann Friedrich Theodor Müller, em rara fotografia disponível.

Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller, foi um naturalista alemão (1821-1897) que emigrou para o Brasil, instalando-se em Blumenau-SC nos anos 1850. Müller era um grande entusiasta da teoria da seleção natural de Darwin. Mais que isso, foi dos mais importantes colaboradores para o teste empírico desta.

As várias observações experimentais com seres vivos realizadas por Müller ofereceram diversos argumentos em favor das concepções de Darwin. O primeiro conjunto de observações foi realizado com crustáceos do litoral catarinense e organizado no livro Für Darwin (Pró Darwin – versão em inglês disponível no Projeto Guttemberg). O livro também marcou uma longa série de correspondências trocadas entre Darwin e Müller.

Dentre as diversas contribuições de Müller à biologia evolutiva, destaca-se a descrição do fenômeno que ficou conhecido como mimetismo mülleriano (à diferença do mimetismo batesiano, em que a interação entre as espécies resulta em benefícios apenas para o mímico, com eventuais prejuízos para o modelo, no mimetismo mülleriano há benefícios mútuos para as espécies envolvidas).

Apesar de todas essas importantes contribuições, incluindo o fato de que importantes testes empíricos da teoria de Darwin tenham sido conduzidos por aqui, Fritz Müller é bastante desconhecido dos brasileiros, mesmo entre os biólogos. Esse ano, excepcionalmente, a figura de Müller  finalmente veio à tona com as comemorações do ano de Darwin, embora ainda de maneira incipiente. Em outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina concedeu-lhe, in memorian, o título de doutor honoris causa.

Para saber mais sobre a vida e obra de Fritz Müller:

[A coluna “Funcionário do Mês” é postada todo dia 10 (dessa vez 11!) aqui no blog. Acesse aqui as colunas anteriores sobre a vida e trabalho de outros importantes cientistas e/ou divulgadores de ciências.]

Atualização em 16/12/2009: Descobri no blog da Miriam Salles que há 3 excelentes documentários sobre Fritz Müller. No link indicado você pode assistir a um deles (Caro Mr. Müller) e ter acesso a outros dois (Fritz Müller; A prova da evolução).

Tagged: , ,

§ One Response to “funcionário do mês” – Fritz Müller

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading “funcionário do mês” – Fritz Müller at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: