COP 15 em Copenhague: valendo!

Dezembro 7, 2009 § 7 comentários

Começou hoje, em Copenhagen – Dinamarca, a 15a. edição da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP15).

A esperança é que essa COP seja mais produtiva que a anterior, que pouco trouxe de avanço com relação ao Protocolo de Quioto. O Protocolo de Quioto estabeleceu, para os países signatários e tendo como base os níveis de emissões de 1990, o alvo de redução das emissões de gases intensificadores do efeito estufa em 50% no período de 2008 a 2012.

Vejamos o que os países conseguem acordar nessa COP e quais serão os países dispostos a firmar tal acordo.

O G1 organizou um material “didático” sobre os temas que norteiam essa COP, incluindo um resumo da posição dos países até então, os possíveis efeitos das mudanças climáticas, infográficos que explicam o efeito estufa, vídeos etc. Aqui.

Para acompanhar o que acontece na COP15, que se estende até 18/12:

Atualização (em 07/09/09 às 16h15): Vale ler o super apanhado que a Ciência Hoje Online fez sobre o que esperar do Brasil em Copenhague.

Tagged: , , , , ,

§ 7 Responses to COP 15 em Copenhague: valendo!

  • […] This post was mentioned on Twitter by Pedro Henry Cross, Tatiana Nahas. Tatiana Nahas said: COP 15 em Copenhague: valendo! – http://migre.me/dw31 […]

  • Walter Hauer diz:

    O exemplo do passado fez com quem preservou florestas nativas tivessem os seus direitos anulados e tranformaram a vegetação nativa em problemas. Mas o dinheiro foi gasto em mordomias e o abuso dos “direitos” adquiridos vitalicios dos corruptos que compõe o podre estado do BR. E os decretos-lei “democraticos” foram elaborados por quem fornecia as guias de desmatamentos que levaram o PR ao indice apocalíptico de menos de 5% de florestas nativas e assim desvalorisando os imoveis para acabarem nas mãos de quem vai ganhar dinheiro público para a manutenção recuperação e projetos sustentaveis, os que foram negados aos brasileiros donos históricos que foram radicalmente perseguidos pelos grileiros corruptos destes azilos de emprego públicos. Confira no blog MATAALHEIAMAMATANOSSA.BLOGSPOT.COM e mais de 700 picaretas em copenhagen mostra bem como vai ser gasto o dinheiro do meio a meio ambiente.

  • Johnny Almeida diz:

    ESQUECIMENTO GLOBAL EM COPENHAGEN

    Muito bonito! Todos os grandes e pequenos de cada nação se reunindo para solucionar um problema absolutamente irreversível. A revolução industrial trouxe um grande problema para o planeta que eu posso chamar de “esquecimento global”. Pensaram cada um em si, mas pouco se lixaram para os princípios éticos de no mínimo cuidar da natureza que tudo nos oferece e de que nada nos ofende. É lamentoso dizer-lhes que estas reuniões não passam de uma perca de tempo e de passagens aéreas para os nossos políticos. Crendo que pela ganância e avareza do homem este problema já se pode considerar como irreversível. Pois a única pessoa que pode restaurar este maravilhosa Terra criada por Deus (como podemos ver pela sua grandeza e complexidade) é o Senhor Jesus Cristo quando Ele retornar a terra e restaurar todas as coisas, inclusive o planeta. Só há um único tempo em que isso irá acontecer, um período que será inevitável e incondicional que se chamará Milênio, onde Cristo o Messias reinara por toda eternidade. Copenhagen, o que vocês decidem ou discutem neste lugar e neste tempo perdido, o Nosso Deus já decidiu e decretou desde o principio do mundo e para toda eternidade. Meus lamentos pelo fracasso, e um elogio pela iniciativa e força de vontade.

    Johnny Almeida –

    johnnyavivabrasil@hotmail.com

    • trnahas diz:

      Olá, Johnny, muito obrigada por sua visita ao blog!
      Concordo com você que a COP15 foi bastante decepcionante, mas também faço coro ao seu “elogio pela iniciativa e força de vontade”. Se pensarmos bem, embora estejamos ainda muito aquém dos resultados necessários e desejados, não dá para negar que há um avanço, mesmo que pífio. Há 20 anos atrás ninguém imaginava que chefes de estado de diversos países fossem conversar sobre mudanças climáticas, biodiversidade etc. Hoje isso é uma realidade, entrou em suas agendas políticas.
      Eu não acredito num Cristo ou Messias como você, mas respeito sua crença. Independentemente disso, porém, acho importante nos fiarmos na capacidade do próprio homem de resolver os problemas que cria. Uma espécie que é capaz de criar a nona sinfonia de Beethoven tem condições de fazer uma auto análise, mudar suas práticas, agir em conjunto etc. Ser humano: eu acredito! :)
      Abração!

      • Johnny Almeida diz:

        OBRIGADO PELA REPLICA…

        COM TODO RESPEITO, VOCÊ CONCORDA QUE O SOL É A MAIOR ENERGIA QUE EXISTE DEPOIS DA ÁGUA? E QUE ELE É TÃO FORTE QUE NINGUEM PODE SE APROXIMAR, TOCAR OU MUDAR ALGO NELE?

        E SEU EU TE DISSESSE QUE O SOL É O UNICO CAUSADOR DE AQUECIMENTO DA TERRA E NÃO OS CO2 OU O CFC E OUTROS…?

        AFIRMANDO QUE MUITOS CIENTISTAS JA ESTÃO CONCLUINDO QUE HÁ 300 ANO O SOL NUNCVA ESTE TÃO QUENTE ASSIM!

        VOCÊ SABIA QUE A 10.00O ANOS A CIENCIA AFIRMA QUE O SOL ATINGIA A SUA LUZ NA TERRA EM UMA TEMPERATURA DE 300 GRAUS CENTIGRADOS?

        SEM DELONGAS QUERO LHE INFORMAR…É O SOL QUE ESTA SUPERAQUECENDO….
        SERÁ QUE ALGUM HOMEM PODE FAZER ALGO PRA QUE ISSO NÃO CONTECA?

        ISSO É O QUE TEM CAUSADO TANTO CALOR NA TERRA. UM FATO APOCALIPTICO E INEVITAVEL PELO HOMEM…E UNICA SAÍDA É CRER EM DEUS E SE ARREPENDER DE SEUS PECADOS..E SÓ ELE NOS DARA A SALVAÇÃO DE TUDO ISSO…TODO ESSE CALOR INCLUSIVE DO CALOR IMENSURÁVEL, A SABER, O CALOR DO INFERNO…JESUS TE AMA…ELE QUER TE SALVAR E TE DAR VIDA ETERNA,,,,NÃO QUI, MAS COM ELE NO CÉU…UM ABRAÇO..

        • trnahas diz:

          Olá, Jonny,
          puxa, acho que está havendo um equívoco com o conceito de energia aqui…. afinal, para a física, energia e força são dois conceitos bem distintos. De qualquer forma, vamos à questão do Sol. Eu conheço um pouco esses argumentos sim, muitos deles vindos dos chamados “céticos do clima”. Sugiro a leitura destes dois posts do biólogo Roberto Takata, que abordam de maneira didática esses dados sobre a relação entre o Sol e o aquecimento global:
          http://genereporter.blogspot.com/2009/12/jogo-dos-erros.html
          http://genereporter.blogspot.com/2009/09/aquecimento-global-parte-2-de-3.html
          Sobre o restante do seu comentário, não compartilho da sua crença, como disse anteriormente, mas respeito seus sentimentos.
          Um grande abraço e um 2010 excelente para todos nós!

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading COP 15 em Copenhague: valendo! at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: