as saúvas: uma sociedade de formigas

Novembro 29, 2009 § 13 comentários

Uma formiga saúva cortadeira.

Comecemos a semana com um pouco de beleza: um belo trabalho de divulgação científica sobre ecologia e comportamento de um grupo de insetos sociais, as formigas saúvas.

O trabalho em questão integrou o projeto final de graduação no IB-USP de Joana Fava Alves,  cujo objetivo foi “produzir um material de auxílio ao ensino de ciências e biologia no ensino fundamental e médio, além de informar o público geral e entreter os curiosos sobre a vida!”. O principal resultado foi o vídeo que empresta o título a esse post.

O material é fantástico! Começamos a observar a movimentação das saúvas ao som de Barbatuques e seguimos guiados pelas belíssimas imagens que nos levam para dentro do formigueiro e para o cotidiano dessa sociedade.

Conhecemos os diferentes tipos de saúvas, como se dá a divisão do trabalho dentro das castas desta sociedade, como é o seu ciclo de vida, sua importância ecológica e que sua distribuição está restrita à América tropical. Agora, uma coisa é ler tudo isso em um livro ou site ou ouvir as informação em uma aula. Outra bem diferente é estar junto com as formigas desempenhando estas atividades, coisa que o vídeo consegue tão bem nos propiciar!

Com vocês, As saúvas – uma sociedade de formigas:

As formigas habitam o planeta Terra há mais de cem milhões de anos. Apesar de pequenas e da aparente simplicidade, elas têm uma complexa organização social com um sofisticado sistema de divisão de tarefas.

Este vídeo mostra fenômenos e comportamentos que retratam a biologia e a ecologia desses insetos sociais.

[OBS: na abertura há um alerta sobre difusão pública do material que pode provocar alguma dúvida sobre a legalidade ou não da reprodução neste blog ou a possibilidade de replicá-lo em outros veículos. Conversei com Joana a esse respeito ela me explicou que o aviso foi pensado para a versão em DVD e será alterado em breve. O intuito da equipe é que o vídeo seja divulgado tanto quanto possível para conhecimento do público e uso por professores em escolas. O que está proibido é fazer uso comercial do vídeo sem autorização do produtor.]

O projeto de iniciação científica de Joana foi orientado pelo Prof. Carlos Arturo Navas e feito com colaboração do colega Pedro Leite Ribeiro, doutorando do Laboratório de Ecofisiologia e Fisiologia Evolutiva do IB-USP.

Joana também mantém, junto com Pedro, o blog Formigas Saúvas, que aborda diversos temas sobre as saúvas, como sua importância ecológica e o funcionamento de um formigueiro.

Tagged: , , , , , ,

§ 13 Responses to as saúvas: uma sociedade de formigas

  • […] As Saúvas: Uma sociedade de formigas Descobri o material lendo o Ciência na mídia: […]

    • sergio p c silva diz:

      pois bem, assim que eu obtiver a liberação da ANVISA ou ministério da agricultura vou lançar o sauvicida do doutor sergio, é totalmente biológico e não leva sequer uma gota de agrotóxico, o resultado é cem por cento seguro com exterminio total do sauveiro.
      OBS: pesquisa realizada na prática com vários tipo de sauveiros e que durou mais de quinze anos até chegar no metodo biotécnico adequado.
      sergio_novoestilo@hotmail.com

  • Beleza de material! Parabéns!

    • trnahas diz:

      Olá, José Luiz,
      que bom que gostou do vídeo; o trabalho da Joana é muito interessante mesmo e vem mais por aí logo-logo!
      Abração,
      Tatiana

  • Maysa diz:

    Gostaria de usar o vídeo no meu trabalho como faço para baiza-lo?

    • trnahas diz:

      Oi, Maysa,
      não sei como baixar o vídeo e nem se isso é possível. Sei que há um DVD .
      Mas você pode obter mais informações com a Joana, que concebeu e produziu esse belo material. Visite o blog dela e deixe um comentário por lá, que deve resolver tua dúvida: http://formigasauva.blogspot.com/ E já que você está fazendo um trabalho, aproveite e passeie um pouco nos posts dela, tem outras informações sobre as sauvas que podem ser uteis pra você.
      Boa sorte!

  • Ola, meu no Peter, faço curso de Ciências Biologia na FURB em Blumenau – SC, nossa muito bom o vídeo as filmagens ficaram muito boas, eu tenho uma bolsa em pesquisa em educação e estou fazendo um trabalho com montagem de formigarios para os colégios da região, mas trabalho com as formigas quenquéns que são muito tranquilas de trabalhar, se você tiver algum interesse sobre o formigario entra em contato comigo, sera um prazer trocar informações.. ;)

    • trnahas diz:

      Olá, Peter!
      Desculpe a demora em responder, seu comentário entrou como spam e só agora fui vasculhar esses arquivos…
      Que bacana seu trabalho com os formigários! Como eles são? e os alunos ajudam na montagem? Fiquei curiosa sim para conhecer seu trabalho, seria bem legal se pudesse nos contar um pouco mais!
      Um abraço,
      Tatiana

  • layla diz:

    elas sao formigas operarias ???

    • trnahas diz:

      Olá, Layla!
      Na sociedade das saúvas há os vários tipos de castas: rainha, operárias e zangão. O vídeo mostra todas, bem como a relação entre elas, o papel que cada uma desempenha na colmeia etc.

  • Larissa diz:

    Quero saber sobre as sauvas pq ela trabalhar i iguais umas doida pq ela trabalhar mtt e quero saber também

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading as saúvas: uma sociedade de formigas at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: