as saúvas: uma sociedade de formigas

Novembro 29, 2009 § 13 comentários

Uma formiga saúva cortadeira.

Comecemos a semana com um pouco de beleza: um belo trabalho de divulgação científica sobre ecologia e comportamento de um grupo de insetos sociais, as formigas saúvas.

O trabalho em questão integrou o projeto final de graduação no IB-USP de Joana Fava Alves,  cujo objetivo foi “produzir um material de auxílio ao ensino de ciências e biologia no ensino fundamental e médio, além de informar o público geral e entreter os curiosos sobre a vida!”. O principal resultado foi o vídeo que empresta o título a esse post.

O material é fantástico! Começamos a observar a movimentação das saúvas ao som de Barbatuques e seguimos guiados pelas belíssimas imagens que nos levam para dentro do formigueiro e para o cotidiano dessa sociedade.

Conhecemos os diferentes tipos de saúvas, como se dá a divisão do trabalho dentro das castas desta sociedade, como é o seu ciclo de vida, sua importância ecológica e que sua distribuição está restrita à América tropical. Agora, uma coisa é ler tudo isso em um livro ou site ou ouvir as informação em uma aula. Outra bem diferente é estar junto com as formigas desempenhando estas atividades, coisa que o vídeo consegue tão bem nos propiciar!

Com vocês, As saúvas – uma sociedade de formigas:

As formigas habitam o planeta Terra há mais de cem milhões de anos. Apesar de pequenas e da aparente simplicidade, elas têm uma complexa organização social com um sofisticado sistema de divisão de tarefas.

Este vídeo mostra fenômenos e comportamentos que retratam a biologia e a ecologia desses insetos sociais.

[OBS: na abertura há um alerta sobre difusão pública do material que pode provocar alguma dúvida sobre a legalidade ou não da reprodução neste blog ou a possibilidade de replicá-lo em outros veículos. Conversei com Joana a esse respeito ela me explicou que o aviso foi pensado para a versão em DVD e será alterado em breve. O intuito da equipe é que o vídeo seja divulgado tanto quanto possível para conhecimento do público e uso por professores em escolas. O que está proibido é fazer uso comercial do vídeo sem autorização do produtor.]

O projeto de iniciação científica de Joana foi orientado pelo Prof. Carlos Arturo Navas e feito com colaboração do colega Pedro Leite Ribeiro, doutorando do Laboratório de Ecofisiologia e Fisiologia Evolutiva do IB-USP.

Joana também mantém, junto com Pedro, o blog Formigas Saúvas, que aborda diversos temas sobre as saúvas, como sua importância ecológica e o funcionamento de um formigueiro.

Tagged: , , , , , ,

§ 13 Responses to as saúvas: uma sociedade de formigas

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading as saúvas: uma sociedade de formigas at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: