é hoje!

Novembro 24, 2009 § 12 comentários

Hoje é aniversário de um livro. Quiçá o mais importante de toda a história da ciência. Estou falando de “Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida”. A primeira edição desta espetacular obra do naturalista  inglês Charles Darwin completa hoje 150 anos.

Se você ainda não teve a chance de ler esse livro delicioso (é mesmo, acredite), seguem alguns bom petiscos para atiçar o paladar:

  • Reinaldo José Lopes vem blogando o livro, capítulo a capítulo e com o aguçado humor que lhe é característico, no Laboratório;
  • Steve Jones, autor de uma revisão sobre o livro de Darwin, fez o mesmo na New Scientist. Com direito a versão em áudio e tudo o mais;
  • E o pessoal da New Scientist se empolgou mesmo nas comemorações e resolveu entrevistar o próprio autor para falar um pouquinho de sua obra. Sim, palavras de Darwin mesmo, sem tirar nem por. Não acredita? Então veja aqui;
  • O The Guardian organizou um amplo e diversificado suplemento especial (nem consegui ver tudo ainda, de tanta coisa que tem…);
  • A National Science Foundation montou um site muito bacana, meio psicodélico até, com vídeos, textos, linha do tempo etc, explorando a obra sob diversos enfoques, como antropologia, astronomia, biologia e geociências;
  • Essa é ótima: dois acadêmicos da Universidade de Birminghan organizaram o álbum The Origin of Species in Dub. É o livro em reggae, meu caro…  Criatividade não falta nesse mundo mesmo! Veja os vídeos e o relato dessa história no Marco Evolutivo;
  • Aliás, aproveite a visita ao Marco Evolutivo para olhar os posts anteriores a esse. O Marco Varella está desde o começo do mês indicando os eventos comemorativos programados por aí;
  • E tem uma comunidade no Facebook que está tentando juntar um milhão de pessoas até o final do dia de hoje para comemorar o aniversário do livro. Que tal juntar-se ao grupo? Aqui.

Claro que sempre tem a turma do contra. Mas o bom é que nem é preciso combatê-los, eles mesmos se auto destroem (será que tem a ver com a tal seleção natural de que Darwin falava?). Veja por exemplo o caso do banana man, que de tão ridículo chega a inspirar pena.

Os evolucionistas responderam com muito humor. O National Center for Science Education criou a campanha “Don’t Diss Darwin” (algo como “não insulte Darwin”), que inclui um divertido vídeo e um marcador-de-páginas-banana (assista ao vídeo que você entenderá).

No site da campanha você encontra também uma análise da introdução que os caras da banana introduziram nos exemplares de “A Origem” que estão distribuindo.

Quer mais? Então vá passear nesse site aqui: The Complete Work of Charles Darwin Online. Tem tudo: manuscritos, artigos, autobiografia, a íntegra dos livros… E não se engane! Se você se assustou porque o título do site está em inglês, saiba que lá estão disponíveis também traduções de muitos dos materiais arquivados. O tão famoso livro, por exemplo, pode ser lido em 8 línguas, cada uma delas com diversas versões de publicação.

Mais ainda? Roberto Takata fez, no Gene Repórter, uma ampla revisão histórica do contexto em que foi escrito “A Origem”, usando as palavras do próprio Darwin falando dos predecessores da teoria da evolução por meio da seleção natural. Em sete partes!

Por fim, o Ciência, Evolução e Divulgação! disponibilizou os links para download de cinco documentários da BBC sobre Darwin e evolução. E a Revista Unesp lançou um especial em sua última edição fazendo um retrospecto dos principais conceitos apresentados por Darwin em “A Origem” e associando-os aos novos conhecimentos científicos desde então.

Ah, importante: falei apenas do livro porque hoje é mesmo o aniversário do livro. O aniversário do autor, 200 aninhos bem vividos, foi no início do ano. Você não foi à festa? Eu até guardei o meu convite de recordação:

Ufa! Depois de tantos links acho que vou tirar o resto da semana de folga do blog para terminar os trabalhos remunerados antes que o pessoal da editora e da revista me mate…

Tagged: , ,

§ 12 Responses to é hoje!

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading é hoje! at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: