animando a citologia

Novembro 17, 2009 § Deixe um comentário

Essa semana está bem pesada de trabalho e não tenho conseguido atualizar o blog. Seria mais um dia sem nem uma pingadinha por aqui quando enfim pensei o óbvio: se passei o dia todo escrevendo materiais didáticos de ciências e, por conseguinte, assistindo diversos vídeos e animações, identificando bons textos de divulgação científica que possa recomendar como leitura complementar para o professor e o aluno etc, por que não compartilhá-los no blog?

O tema do dia foi citologia. Deixo vocês com os “top 4” [agora “top 6” – veja atualização do post após vídeo] dos materiais que pesquisei:

  • Animações em Biologia Celular: ferramenta online elaborada por John Kirk que contém diversas animações interativas. A que se refere à membrana celular, por exemplo, mostra sua estrutura e simula sua permeabilidade seletiva mostrando os diversos tipos de transporte de substâncias;
  • Cell size and scale: ferramenta on-line que permite a visualização em escala de diversas estruturas celulares. A escala começa com a ilustração de um grão de café de 1.2 cm e vai até a ilustração de um átomo de carbono, passando por células procarióticas e eucarióticas, organelas de células eucarióticas, vírus, moléculas e átomos;
  • Membrane awakening: texto de divulgação científica do boletim do Howard Hughes Medical Institute que percorre um pouco do histórico dos modelos sobre estrutura e funcionalidade da membrana celular apresentando suas limitações e novos caminhos de investigação;
  • The Plasma Membrane: vídeo elaborado pelo Science Education Group que mostra a membrana plasmática de forma animada e permite o entendimento do modelo do mosaico fluido. Segue abaixo a versão do vídeo com as legendas em português (o título foi inserido pelo autor das legendas):

Atualização em 18/11/09: Ontem já estava com sono e acabei deixando de fora da listinha um outro material bastante interessante também. Trata-se do Inside a Cell, uma ferramenta online que permite a navegação pelo interior da célula e, quando uma organela citoplasmática é detectada, é possível ampliá-la e obter mais informações sobre sua estrutura e função. Também é possível tornar a membrana celular transparente e observar seu conteúdo, bem como observar todas essas estruturas em células animais e vegetais. Vale o clique!

E o Carlos, um dos co-autores do livro didático para o ensino médio do qual também participo (novidades em breve!), me mandou a dica de uma animação que ilustra e explica o funcionamento da bomba de sódio-potássio: How the sodium-potassium pump works. No site há diversas outras animações e materiais sobre fisiologia humana e biologia celular. Também vale o clique!

Tagged: , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading animando a citologia at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: