vem aí o Dia Mundial da Ciência

Novembro 5, 2009 § 4 comentários

imagemEventoA UNESCO elegeu o 10 de novembro como Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento desde 2001.  A ideia é oferecer

oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor.

A partir de 2005, a data começou a ser celebrada no Brasil (veja histórico). A versão brasileira da comemoração tem os seguintes objetivos:

* Incentivar a discussão acerca dos impactos da pesquisa e dos avanços da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento e a sustentabilidade do planeta.

* Contribuir para o fortalecimento da iniciação científica e tecnológica entre os estudantes do ensino médio do Brasil.

* Reconhecer e premiar os melhores trabalhos escritos e os melhores desenhos que demonstrem o real entendimento da importância do desenvolvimento científico e tecnológico.

O tema do evento este ano é Nossa presença no cosmos, em consonância com o Ano Internacional da Astronomia. Estudantes do ensino médio de todo o Brasil foram convidados a participar de um concurso por meio de trabalhos escritos e/ou desenhos. Os trabalhos enviados e também os dez selecionados em cada categoria estão disponíveis aqui.

Estão programadas ainda palestras e contação de histórias em São Paulo (veja aqui), audiência pública no senado federal (veja aqui) e oficinas, workshops e show de rap em Brasília (veja aqui). Mais informações no site da Unesco no Brasil.

Anúncios

Tagged: , ,

§ 4 Responses to vem aí o Dia Mundial da Ciência

  • Acho legal esse tipo de iniciativa, mas também é uma pena que esse tipo de incentivo ao contato com a ciência seja reservado a apenas um dia por ano. Mas é um começo!

    Inté!

    PS: obrigado pelos comentários que tens feito no meu blog!

    • trnahas diz:

      Verdade, Joey! E no caso específico da comemoração brasileira, me pareceu um tantinho simples. Mas temos que lembrar que acabou de ocorrer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vem acontecendo já há um par de anos e essa sim tem diversas atividades espalhadas por todo o país e bastante divulgação. E essa é uma iniciativa do Brasil mesmo, do MCT.

      Em âmbito mundial há ainda a escolha do ano temático – esse ano foi da astronomia, ano que vem será da biodiversidade, 2011 será da química (olha aí, tá pra você! não quer participar do concurso de escolha do logotipo? É até 30/11 – http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=66948). Essas iniciativas todas incentivam bastante o contato com a ciência por meio de palestras, atividades lúdicas etc. As pessoas passam a conhecer alguns museus e outras instituições de divulgação e/ou produção científicas…

      Acho que vem ocorrendo cada vez mais incentivos assim. Só acho que as atividades poderiam ser mais distribuídas ao longo do ano, fica tudo concentrado no segundo semestre, que é também quando ocorre a temporada de congressos e fica difícil ter fôlego pra participar de tudo :)

      • Realmente, à luz de todos esse eventos que você mencionou, a situação é muito melhor do que eu estava me recordando. Espero fortemente que continue melhorando!

        E quanto a esse lance do concurso para a escolha do logotipo do Ano da Química, que inclusive é uma iniciativa louvável da própria Sociedade Brasileira de Química, até participaria, não fosse o fato de que as minhas habilidades artísticas são inferiores as de um chimpanzé, hehe!

        Inté!

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading vem aí o Dia Mundial da Ciência at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: