Brasil propõe meta para Convenção do Clima da ONU

Outubro 14, 2009 § 10 comentários

Muito bom o programa Entre Aspas de ontem, que apresentou um debate sobre a meta de redução das emissões de gás carbônico por parte do Brasil recém divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente com vistas à Conferência do Clima.

Leia mais sobre o encontro internacional que ocorrerá em dezembro em Copenhague aqui. Também,  Cláudio Ângelo, editor de ciência da Folha de São Paulo, está na reunião do clima de Bancoc (prévia para negociação do acordo que será firmado em dezembro em substituição ao Protocolo de Kyoto) e vem registrando o que rola no evento no blog Laboratório. Confira as últimas atualizações aqui.

Assista ao programa abaixo ou diretamente no site da emissora.

Vodpod videos no longer available.

Tagged: , , , , , ,

§ 10 Responses to Brasil propõe meta para Convenção do Clima da ONU

  • maria diz:

    fiquei muito frustrada nesse programa (e não foi a primeira vez) por causa da duração. ela consegue pegar temas quentes e chamar as melhores pessoas. mas elas não conseguem desenvolver nenhuma ideia, não conseguem responder a nenhuma das perguntas. e a tensão do tempo que vai acabar permeia o programa inteiro.
    estava mesmo querendo ir lá no site reclamar. você me lembrou, vou agora.

    • trnahas diz:

      concordo totalmente contigo, Maria! É o velho problema do tempo na TV… Nesse programa específico, às vezes a Mônica consegue mediar um debate bastante bom, como foi no caso de uma vez que dois infectologistas abordaram as ações do ministério da saúde quanto à gripe suína, até mencionei este programa aqui no blog. Mas além da questão do tempo, ainda tem o fato de o debate depender tanto do número de debatedores (3 eu acho muito, não dá tempo de cada um expor seu ponto de vista, fica aquela superficialidade que vc mencionou) quanto de sua qualkidade de fala, pq vários floreiam e não dizem muito do ponto que importa e o tempo acaba antes que isso possa ser abordado…
      Enfim, sem dúvida há muito o que melhorar!

      • maria diz:

        eu fui lá no blogue deles e reclamei. e não fui a única.
        eu aposto como a própria Mônica sabe que poderia fazer um trabalho melhor se tivesse mais tempo. será que não? enfim, eu vejo a minha reclamação como um apoio a ela, que poderia fazer um belo programa.
        faltam bons espaços para debate a sério na televisão brasileira.

        • trnahas diz:

          Legal, Maria! Concordo que esse tipo de comentário é um apoio ao trabalho da Mônica.
          Eu pessoalmente a considero uma jornalista muito séria e boa. Já assisti ótimos programas ali e gosto de ver que geralmente ela puxa mesmo o debate, não deixa os convidados ficarem com muito nhem-nhem-nhem. Esse que mencionei sobre a gripe suína e um outro sobre o vai-não-vai naquele episódio Mercatante/Lula foram preciosos, tanto por causa dos convidados, que forma muito bem escolhidos, quanto pelas intervenções dela. Mas acho que qdo tem muita gente pra falar fica mesmo sem tempo de levar o assunto adiante.
          Enfim, valeu a atitude, todos têm a ganhar com a melhora do programa. E as chances de melhora são grandes nesse caso, pq a impressão que tenho é que tem gente séria ali justamente preocupada com isso, como me parece ser o caso da própria Mônica.

        • trnahas diz:

          Maria, fiquei pensando nessa nossa conversa por aqui e resolvi ir lá no blog deles deixar minha opinião também. Mas acho que não fomos ao mesmo lugar… Que tal deixar um comentário direto no blog do “Entre Aspas” no post sobre esse programa em especial? Acho que deve ser lido diretamente pelo editor do programa e talvez pela própria Mônica e aí o comentário chega direto a quem deve refletir sobre ele, o que vc acha? Quando fiz comentário no blog do “Espaço Aberto Ciência e Tecnologia”, recebi resposta direta do editor do programa não só lá no comentário do blog, como também aqui no meu blog, então acho que essa dinâmica pode ser mais efetiva. O blog do programa é: http://especiais.globonews.globo.com/entreaspas/ Beijão!

  • maria diz:

    pois é, tati, foi lá mesmo que eu fui. e apareceu aquele recadinho de que o comentário tinha sido submetido. mas no fim de semana, depois da tua resposta aqui, fui lá olhar para ver se tinha alguma resposta e não achei o meu. na hora fiquei sem saco de pôr de novo, mas vou aceitar o teu cutucão.

  • maria diz:

    tati, você foi lá? acho que nos moderaram. não pus outra vez, já que não vi o teu.

    • trnahas diz:

      Pois é, agora que vc falou voltei lá e… nada! Como eu comentei hoje pela manhã, achei que ainda ia demorar um pouco pra entrar meu comentário, mas se não entrou nem o teu que foi bem antes… Eu vi agora que tem um avisinho embaixo dos vídeos “comments off”… Será que os comentários só ficam abertos por um tempo e depois simplesmente não entram mais? Se for isso, que esquema estranho… Taí mais uma coisa pra reclamarmos, o lance agora é saber onde…

Deixe um comentário ao post

What’s this?

You are currently reading Brasil propõe meta para Convenção do Clima da ONU at ciência na mídia.

meta

