debate sobre o pré-sal

Setembro 16, 2009 § 4 comentários

[para os leitores mais assíduos: não esqueci que estou devendo a explicação sobre a alternativa C, mas é que a situação está crítica essa semana… Vem em breve, podem acreditar!]

Amanhã ocorrerá um evento interessante no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pode ser assistido pela web. Veja descrição extraída do boletim do IEA:

O petróleo do pré-sal e a governança marinha

Não deixa de ser paradoxal que, numa época em que a humanidade busca caminhos para uma economia menos dependente de carbono, o Brasil torne-se um dos grandes produtores de petróleo graças às reservas descobertas no pré-sal. Assimilada essa contradição, como demonstra a disposição governamental e de setores produtivos, resta a definição de diversos aspectos, tais como o modelo empresarial de exploração a ser adotado, a partilha dos royalties e de que maneira os recursos provenientes do petróleo podem atenuar as carências sociais do país.

Para debater essas questões, o Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA e o Departamento de Geografia da FFLCH realizam no dia 17 de setembro, às 14h, no IEA, o seminário “Governança Marinha e Recursos Naturais: o Caso do Petróleo”. O encontro terá como expositor Juan Luis Suárez de Vivero, da Universidade de Sevilha, Espanha, e professor visitante do Departamento de Geografia da FFLCH. Vivero possui larga experiência em questões ligadas à governança do mar na União Européia. Os debatedores serão Ildo Sauer, do Instituto de Energia e Eletrotécnica e ex-diretor da Petrobras, e Antonio Carlos Robert Moraes, do Departamento de Geografia da FFLCH.

O evento acontece no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (www.iea.usp.br/iea/mapa.html). Os interessados devem inscrever-se em www.iea.usp.br/iea/inscricao/form3.html. As vagas são limitadas. Quem não puder comparecer poderá assistir ao seminário na web em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685.

Outro evento interessante de política científica que ocorrerá em breve no IEA:

TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA EM INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Expositor: Demétrio Toledo (FFLCH)

Quando: 21/09/09, 11h

Via web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo

Mais informações no site do IEA.

Tagged: , , , , , , , , ,

§ 4 Responses to debate sobre o pré-sal

  • Luiz Bento diz:

    Oi Tati,

    Achei um texto interessante da Caros Amigos discutindo “Os prós e contras da proposta do governo federal para o pré-sal”

    http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=correio&idcorr=68

    Abraços

    • trnahas diz:

      Legal, Luiz, tá bem “didático”!
      Mas ainda estou sentindo falta de que se fale mais sobre a integração da exploração do pré-sal em relação ao todo da matriz energética brasileira… Imagino que isso ia ser abordado um pouco nesse debate que indiquei no post, mas não consegui assistir ontem, pepinos mil por aqui; vou esperar o IEA colocar o vídeo no ar e também que isso seja mais abordado nas discussões futuras sobre o pré-sal.
      Também ando um pouco assustada com o “maravilhamento absoluto” de alguns em relação ao petróleo encontrado. Sem dúvida que é um espetáculo ter esse recurso em mãos (ou a possibilidade de), mas acho que está sendo dada muita ênfase apenas nisso…
      Enfim, sigo tentando entender direito os prós e os contras da proposta governamental de exploração do pré-sal – quem não está? :)

  • Luse diz:

    Por favor, alguém poderia me ajudar a criar uma clara explicação sobre o pré-sal? Onde ele se encontra, quais as expectavivas para sua exploração (lados positivos e negativos), os fatores que impedem essa exploração, o que provalmente poderia acontecer ao iniciar esse exploração e sua profundidade. OBRIGADA!

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading debate sobre o pré-sal at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: