“funcionário do mês” – Johanna Döbereiner

Setembro 10, 2009 § 6 comentários

Fonte: Agência O Globo/ Cientistas do Brasil (no site http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis)

Johanna Döbereiner. Fonte: Agência O Globo/ Cientistas do Brasil (clique na imagem para contexto original)

Johanna Döbereiner, brasileira naturalizada, está entre os cientistas brasileiros mais reconhecidos e citados no exterior. Trabalhou com microbiologia do solo, em especial a identificação e o estudo das bactérias fixadoras de nitrogênio em associação com raízes de plantas leguminosas e gramíneas.

O uso desses microorganismos para fixação biológica do nitrogênio no cultivo da cana de açúcar e da soja garantiram um enorme desenvolvimento econômico e biotecnológico para o país. No primeiro caso, foi fundamental na implementação do Programa Proalcool. No segundo, permitiu o cultivo de leguminosas sem uso de fertilizantes nitrogenados, o que significou grande economia por parte dos produtores, redução da poluição ambiental e alimentos mais saudáveis.

Seus trabalhos lhe renderam assento na Academia de Ciências do Vaticano desde 1978 e indicação para o Prêmio Nobel da Paz em 1997. Em 2001, cientistas mexicanos e alemães homenagearam a pesquisadora ao nomear duas novas espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio, a Gluconacetobacter johannae sp e a Azospirillum doebereinerae sp.

A pesquisadora faleceu em 2000 com o Mal de Azheimer e no ano seguinte foi criado o evento anual Semana Científica Johanna Döbereiner pela Embrapa Agrobiologia. Veja aqui as informações para a IX edição do evento que ocorre no próximo mês, de 19 a 23/10/09.

Boas fontes de informação sobre Johanna Döbereiner e sua pesquisa:

  • página de notáveis do Canal Ciência (do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia): com entrevista concedida a Carlos Chagas Filho, que integra o livro Cientistas do Brasil da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), e link para os arquivos históricos da Embrapa;
  • arquivo da revista Veja Online:  com biografia da pesquisadora, descrição dos trabalhos realizados, galeria de fotos, animação que ilustra o processo de fixação de nitrogênio pelas bactérias nitrificantes introduzidas nas sementes de soja e uma série de depoimentos em áudio e vídeo sobre a cientista feitos por pesquisadores, agricultores e políticos;
  • artigo da revista Pesquisa Fapesp que mostra um dos desdobramentos mais recentes da pesquisa de Johanna;
  • vídeo do programa Globo Ciência sobre a vida e o trabalho de Johanna Döbereiner (assista abaixo, dividido em dois blocos). Esse programa integrou uma série exibida no primeiro semestre deste ano sobre grandes cientistas que atuaram no Brasil nos últimos dois séculos.

Conheça outros cientistas e/ou divulgadores de ciência na página Funcionário do Mês, aqui no Ciência na Mídia.

Anúncios

Tagged: , , , , , , , , , , , , , , , ,

§ 6 Responses to “funcionário do mês” – Johanna Döbereiner

  • Olavo Gomes Moreira diz:

    Olá, parabéns pela matéria, ficou muito boa.

    OlavoBrazil

  • Clístenes diz:

    Cara Tatiana,

    Bela lembrança desta grande mulher. As ciências agrárias, muitas vezes tão mal entendida pelo público leigo, são de grandíssimo impacto na sociedade brasileira. Sendo cientista de formação (professor UFRPE e pesquisador do CNPq), seguirei seu blog com desvelado prazer. Se puder, faça-me também uma visita (http://cwanascimento.blogspot.com/).
    Saudações científicas e literárias,

    Clístenes Nascimento

    • trnahas diz:

      Olá, Clistenes!
      Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Que bom que pretende se tornar leitor!
      Também passeei pelo seu Eppur si muove e voltarei em breve.
      Um abraço,
      Tatiana

  • Katia R. S. Teixeira diz:

    Oi Tatiana

    já foi muito bom conhecer seu blog e agora que vejo essa materia sobre a Dr. Johanna fico muito feliz em ter tido essa oportunidade. Sou um dos frutos da saga dessa pesquisadora que em seu tempo desempenhou um papel muito importante para a Embrapa e o Brasil. Sua audácia, pioneirismo e visão futurista foi crucial para os estudos relacionados a fixação biológica de nitrogenio e diversas bactérias que atuam como agentes desse processo puderam ser isolados a partir de diversas culturas de interesse. Seu legado agora é de nossa responsabilidade e contar com a difusão de sua história científica é muito importante para a memória da ciencia no Brasil.

    Obrigada e abrçs.,

    Kátia Teixeira
    Embrapa Agrobiologia

    • trnahas diz:

      Olá, Kátia!
      Eu que agradeço o comentário carinho e o belo depoimento sobre a formação a partir dos ensinamentos da Dr. Johanna. Que privilégio!
      Um abração

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading “funcionário do mês” – Johanna Döbereiner at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: