brasil feliz

Setembro 3, 2009 § Deixe um comentário

(sei que alguns dirão que para ilustrar esse post muito melhor seria uma plantinha meiga ou o planetinha terrinha sendo regado, mas é que o humor do Quino faz muito mais o meu gênero...)

(sei que alguns dirão que para ilustrar esse post melhor seria uma plantinha meiga ou o planetinha Terra sendo regado, mas é que o humor do Quino é ótimo, né não? E desculpem a tirinha torta, mas esse foi o melhor resultado que consegui após uma luta ferrenha com o scanner... Mais sobre e do Quino aqui: http://www.quino.com.ar)

Para contrabalancear minha braveza de ontem e também em comemoração ao dia do biólogo, hoje só trago flores.

É que acabo de esbarrar com um site que me fez lembrar do “brasil feliz” de anteontem (aqui em casa a gente chama o programa Via Brasil, da Globo News, de “brasil feliz” porque eu sou mestre em esquecer o nome das coisas e inventar substitutos na hora que quero falar delas). Jantávamos assistindo ao singelo Via Brasil quando vi essa reportagem sobre o projeto Recicleta de uma escola em Sorocaba.

O conjunto todo é muito legal! Várias peças de bicicleta jogadas fora, com um pouco de engenho, carinho e arte, viram… uma recicleta! Funciona mais ou menos assim: lixo reciclado + quase nada de gasto + aprendizados = resíduos a menos no ambiente + economia + peças a mais que deixaram de ser produzidas + meio de transporte não poluente+ diversão. E a equação não pára por aí. Os estudantes constroem as recicletas não só para uso próprio, mas também para doação a comunidades carentes do entorno. Os donos de bicicletarias da cidade fecham o ciclo da sustentabilidade fornecendo aos criativos recicleteiros peças que iam virar sucata, mas que ainda têm condições de uso. Não é ótimo?

Sobre o site que esbarrei e me fez lembrar dessa outra história: me pareceu uma ferramenta muito interessante não pros eco-nerds (com eco-bags e outras traquitanas modistas a tiracolo), mas sim para aquele consumidor que procura ser mais consciente e busca alternativas sustentáveis para adquirir seus bens e contratar serviços.

Trata-se do Catálogo Sustentável, um catálogo online de produtos e serviços sustentáveis. Esses são selecionados por uma equipe do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces) a partir de alguns critérios ambientais de sustentabilidade (eficiência energética, origem renovável, certificação orgânica, toxicidade, biodegradabilidade, racionalização, rastreabilidade etc).

Pra quem outro dia estava clamando por uma transformação da eco-neura em cuidado com o ambiente, estão aí duas iniciativas-exemplo!

[Para os pais e educadores, recomendo uma passadinha no blog da Rosely Sayão para ler o texto Família Sustentável, que foi publicado na Folha Equilíbrio em 20/09/09. Está bem legal!]

Tagged: , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading brasil feliz at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: