eu odeio palestra lida!

Setembro 2, 2009 § 8 comentários

Vou estampar uma camiseta com esses dizeres para usar na próxima reunião científica de que participar. Eu odeio palestra lida! Nunca presenciei nenhum bom exemplo da modalidade.

Como o palestrante não se toca que só ele consegue acompanhar aquele troço?!? Fica a platéia com cara de paisagem esperando a chatice acabar e o cara lá, lendo, lendo, lendo… Dá para ver que há pessoas que até se esforçam para acompanhar o raciocínio, mas a cadência do texto lido é bem diferente da do texto falado e é inevitável perder o fio da meada em algum momento. Mas o cara não está nem aí, continua lendo, lendo, lendo…

Eu sempre fico me perguntando porque cargas d’água o fulano não enviou o texto por e-mail. Sou mil vezes ler no sossego do meu lar, com pezões descalços e Miles Davis ao fundo. Ou alguém aí prefere assistir palestra lida?

E recentemente ainda tive a oportunidade de presenciar um derivado bizarro dessa modalidade. Uma espécie de inovação tecnológica da palestra lida. Acreditem se quiserem, mas o cidadão teve a pachorra de levar seu texto em pdf e projetá-lo no data show. Para ficar lendo o pdf, claro, da mesmíssima forma que lia no papel. Só que, sei lá, deve ter se sentido na obrigação de usar os recursos visuais ultra pós-modernos e se saiu com essa alternativa completamente sem noção. Não dava pra enxergar nada daquelas letrinhas. Mas o cara continuou lendo, lendo, lendo… Tenha dó!

Já que o trimestre setembro-outubro-novembro é a temporada de congressos, eu tenho uma proposta pra acabar com essa chatice que assola as reuniões científicas: quando alguém começar a ler a palestra, as pessoas levantam e vão embora. O infeliz do paletrante vai demorar para perceber. Afinal, está com a cara enfiada naquele papel e nem tem noção do que está acontecendo com a platéia. Não está nem aí para ela. E seguirá lendo, lendo, lendo… Até que algum membro da comissão de organização vai cutucá-lo para indicar o auditório vazio. É um dos sonhos que tenho!

Educação pela experiência! Não é isso que está em moda agora? Então vamos começar educando os educadores, os acadêmicos e quetais. Abaixo a palestra lida já!!!

Anúncios

Tagged: ,

§ 8 Responses to eu odeio palestra lida!

  • Bernardo Esteves diz:

    Oi, Tatiana,

    Concordo em gênero, número e grau com sua revolta! Infelizmente essa é uma prática mais frequente do que seria desejável, sobretudo em eventos de humanidades. Será que não é óbvio para quem lê que ninguém vai prestar atenção? Se é pra ser assim, melhor trazer dezenas de cópias do texto, distribuir pra audiência e marcar um encontro dali a 20 minutos para debater com quem leu…

    Tenho acompanhado com interesse com seus posts e tweets. Um abraço,
    Bernardo

    • trnahas diz:

      Olá, Bernardo!
      Os caras abusam, né não!?
      Obrigada pelas visitas e espero me juntar ao grupo do Ciência 2.0 em breve. Parabéns pela iniciativa!
      Abração,
      Tatiana

  • l.felipe b diz:

    Ah! ninguem merece mesmo né… ah parte do jazz com os “pezões” para cima foi o ápice hehehe…
    eu diria para levar um jornal de preferencia antigo para abrir em sinal de tédio…

  • Em homenagem ao dia do biólogo:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u618908.shtml
    —————-

    Biologia é mais você!

    []s,

    Roberto Takata

    • trnahas diz:

      Hahaha, muito boa, Roberto!
      A bióloga mais bem sucedida do Brasil é… a Ana Maria Braga :)
      (que tem dúvida sobre a diferença entre fauna e flora, mas quem não tem, não é mesmo?)
      Feliz dia do biólogo, ô figura!
      Beijão, Tati

  • olharesdispersos diz:

    Palestra/aula/discurso, qualquer coisa parecida em que o palestrante apenas lê é um saco e um atentado a inteligencia de quem se dispos a ir ao evento.

    Algo que muito me incomoda nisso é que as figuras que fazem isso com certeza já sofreram com a mesma ação e repetem, o motivo pra isso eu não sei. Talvez por acreditarem que sabem ler melhor e de maneira mais interessante do que todos outros palestrantes/leitores que já viram, talvez por acreditarem que o que pretendem informar na sua fala/leitura é tão importante que todo mundo vai prestar atenção, ou, o que mais acredito, fazem de propósito pra que ninguém questione aquilo que foi falado/lido, provavelmente por medo.

    Aliás alguém já viu algum especialista em didática que não dá aula, palestra ou o que quer que seja lendo de forma literal um texto que carrega ou a apresentação feita num template basicão do power point? Isso explica muita coisa na educação brasileira.

  • Adoro palestras lidas.
    São nelas que eu durmo mais gostoso.

    ;)

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading eu odeio palestra lida! at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: