gripe suína: uma nova fase?

Agosto 23, 2009 § 4 comentários

Ouvi ontem no Jornal da Cultura uma explicação sobre as diferentes fases que uma pandemia normalmente tem e fiquei feliz em constatar que essa informação e reflexão sobre os dados que carrega finalmente começa a circular na “mídia convencional”.

Mas o título do post faz referência a esse assunto em citação ao texto de Gabriel Cunha no RNAm, que proporciona uma ótima explicação sobre as possíveis duas “ondas” de surtos epidêmicos do A H1N1 a exemplo do que já ocorreu no caso da gripe espanhola. O texto está muito interessante e dificilmente veremos coisa igual por aí, então vale a pena aprender lá! Nesse sentido, vale também destacar duas ótimas entrevistas com especialistas recém publicadas:

=> a com o infectologista Edison Luiz Durigon, professor titular e chefe do Laboratório de Virologia do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, publicada na edição desse mês da revista Pesquisa Fapesp;

=> a com o médico sanitarista Gonçalo Vecina Neto, ex-diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigiância Sanitária) e atualmente superintendente do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, publicada no Estadão de domingo passado.

Perguntas e respostas para o encaminhamento dado à gripe suína no Brasil

Em post recente que escrevi sobre a gripe suína procurei chamar a atenção para algumas questões que acredito relevantes de serem respondidas (ou ao menos perguntadas) na veiculação jornalística sobre esta pandemia.

Logo em seguida me deparei com algumas “respostas” a algumas destas questões. Uma está no Semciência, no post O otimista Temporão, em que Osame Kinoushi faz uma avaliação sobre as colocações do ministro da saúde na audiência pública ocorrida no plenário da Câmara semana retrasada e calcula que o estoque de tamiflu que temos no Brasil não é suficiente coisa nenhuma.

Outras estão no especial do “Entre Aspas”, o ótimo programa televisivo da Globo News comandado por Mônica Waldvogel, que foi ao ar em 11/08/09. Realmente vale a pena ver o vídeo do programa (acesse aqui) em que foram entrevistados a virologista da Unifesp Nancy Bellei e o infectologista André Lomar dos hospitais Emílio Ribas e Albert Einstein. Na entrevista, eles falam da dificuldade enfrentada pelos médicos em identificar quais são os casos que podem ou não se agravar, descartam a idéia de “população em pânico” levantada por muitos meios de comunicação e fazem críticas ao rigor imposto pelo Ministério da Saúde no controle ao estoque do antiviral.

Também, explicam falhas importantes na (falta de) agilidade  do gerenciamento de uma pandemia demonstrada pelo governo federal. Isso porque essa é uma situação em que “o vírus não perde o fôlego” e não estão sendo coletados dados fundamentais para avaliação do estoque frente à taxa de ataque (número de pessoas que estão sendo infectadas) e para correção de curso em uma pandemia. Em suma, a entrevista está bastante informativa, vale a pena conferir!

Últimas sobre a gripe suína

Em consonância com o discurso do Ministério da Saúde sobre a restrição de distribuição do Tamiflu, a Anvisa suspendeu em 14/08/09 a propaganda de antigripais no país. A medida é válida para todos os meios de comunicação, incluindo a comunicação nas farmácias. A multa para o laboratório que descumprir a resolução varia entre R$2 mil e R$1,5 milhão. A justificativa apresentada é que o uso de antigripais deve ser muito criterioso, já que pode mascarar sintomas para o diagnóstico da gripe suína (como se isso não fosse verdade para uma infinidade de outros medicamentos, ainda mais em situação de automedicação!!!).

Paralelamente, o Instituto Butantan, em São Paulo, anunciou que começará a produzir a vacina contra a gripe suína em outubro e os primeiros lotes devem estar prontos em janeiro de 2010. Aqueles que estão pensando “olha só que beleza: vamos iniciar o ano eleitoral vacinados!” devem conter um pouco os ânimos, pois ainda não se sabe se a produção será suficiente para atender a demanda nacional e está sendo desenhada uma ordem de prioridade para aplicação das doses de acordo com o grau de risco de contágio e transmissão da doença. O G1 fez um infográfico bem interessante que ilustra toda a sequência de produção da vacina brasileira, desde a chegada da matéria prima até a formulação da vacina.

Mais sobre a gripe suína aqui no Ciência na Mídia

Advertisements

Tagged: , , , , , , , , , , , , , ,

§ 4 Responses to gripe suína: uma nova fase?

  • Apesar das desvantagens da globazaliçaõ mediante a entrada e saída de pessoas, nossa tecnologia e comunicação é eficiente o suficiente para nos precaver de mais esta moléstia que não fora tão forte quando a original…

  • trnahas diz:

    Oi, Gerson!
    Não há dúvidas que temos à disposição informação suficente para nos precaver desse e de outros males, não necessariamente doenças. A questão é que nem sempre essas informações estão à disposição de todos e muitas vezes são mal interpretadas, mal divulgadas e mal levantadas… você não acha?
    Obrigada pela visita e… fui conhecer teu blog mas o link que vc deixou não está funcionando.
    Abração,
    Tatiana

  • emerson diz:

    Ola, ótimo e informativo post.

    Achei que este post possa lhe interessar:
    Próximo passo no pânico da gripe suína: Microchips Implantáveis para Detectar bio-ameaças” Uma empresa com sede na Flórida, a VeriChip, que se vangloria por comercializar o primeiro microchip RFID implantável em seres humanos e aprovado pelo governo dos EUA, está agora voltando sua unidade de pesquisas para “preparação de emergências”, esperando produzir um implante que possa automaticamente detectar na corrente sanguínea do hospedeiro a presença do vírus da gripe suína ou outros vírus considerados como “bio-ameaça”. http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/proximo-passo-no-panico-da-gripe-suina.html

    • trnahas diz:

      Obrigada, Emerson!
      Li o post que vc indicou. Que interessante, não conhecia essa nova biotecnologia não!
      Valeu a dica, vou indicar lá no twitter.
      Abração,
      Tatiana

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading gripe suína: uma nova fase? at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: