seleção de dicas interessantes…

Agosto 18, 2009 § Deixe um comentário

… a partir do Informativo do Núcleo de Estudos em Divulgação Científica do Museu da Vida, Ciência & Sociedade (veja os informativos anteriores aqui):

1- Comunicação da ciência: guia para cientistas – A organização britânica Sense About Science publicou dois guias voltados a cientistas – sobretudo os que estão iniciando a carreira – sobre oportunidades de divulgação da ciência na mídia. No primeiro deles – Standing up for Science –, pesquisadores falam sobre experiências boas e ruins que tiveram no relacionamento com a mídia e dão dicas de como lidar com os jornalistas e como abordar temas controversos. Por outro lado, os jornalistas falam sobre os principais desafios de cobrir temas científicos e de lidar com os próprios cientistas que atuam como fontes nas matérias.

Já o segundo guia, Standing up for Science 2 – the nuts and bolts, convoca os cientistas a lutar contra a má cobertura da ciência pela mídia com dicas como responder a artigos imprecisos ou errôneos publicados pela imprensa, participar de eventos públicos, usas as mídias locais, publicar blogs e podcasts etc.

2- Cobertura de mudanças climáticas – O jornalista científico Mike Shanahan, do Instituto Internacional pelo Ambiente e Desenvolvimento, compilou uma série de recursos disponíveis na internet para jornalistas interessados na cobertura de temas relacionados às mudanças climáticas. São sites especializados, páginas de organizações relacionadas ao tema, blogs, relatórios e outros documentos produzidos por cientistas e jornalistas ao redor do mundo. Shanahan assina também um dos capítulos do livro Climate Change and the Media, em que aborda a cobertura de mudanças climáticas em países em desenvolvimento, como Brasil, China, Índia, Jamaica, México, Moçambique, Sri Lanka, Vietnã e outros.

No Brasil, outra fonte possível para jornalistas é o site preparado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), que possui glossário especializado, textos para reflexão, agenda de eventos e um banco de possíveis fontes para entrevistas com contatos de pesquisadores brasileiros.

3- Kits para debater a ciência – Promover o debate sobre temas controversos em ciência é o objetivo do Science Debate Kit, elaborado pela equipe do projeto de educação em ciências ‘I’m a Scientist, Get me out of Here!’, uma iniciativa da organização Gallomanor com apoio da Wellcome Trust. Voltado a crianças e adolescentes de 11 a 18 anos, o kit é composto de cartões com personagens, planejamento de aula e informações complementares sobre o tema a ser debatido. Na discussão, os alunos podem assumir diferentes personagens e posições, analisando fatos, perguntas e problemas. O debate, claro, é incentivado em todas as etapas da atividade. O primeiro kit aborda a questão da fertilização in vitro. A equipe está preparando mais três kits que devem ser lançados até o próximo ano.

4- A bordo do Beagle – Neste ano em que Darwin e A origem das espécies são celebrados com eventos e produtos ao redor do mundo, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul aderiu às comemorações com o projeto (R)Evolução de Darwin. Entre as iniciativas, além da exposição no Museu, está a charmosa newsletter Diário de Bordo, pela qual os leitores podem acompanhar a viagem do naturalista a bordo do navio Beagle e se informar sobre eventos temáticos que estão sendo realizados pela instituição. O boletim é recheado, ainda, de curiosidades como a receita original do Shrewsbury cake, um dos doces preferidos de Darwin.

Tagged: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading seleção de dicas interessantes… at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: