a circulação do H1N1

Julho 24, 2009 § 2 comentários

Há uns dias atrás, coloquei minha avaliação sobre a quantas anda a circulação da gripe suína na mídia (a gripe suína volta à mídia). Hoje li uma avaliação publicada no Observatório da Imprensa. É um panorama bem abrangente, vale a pena dar uma olhada (acesse aqui). Eu não concordo muito com algumas coisas, acho que a primeira etapa das notícias sobre a gripe suína que circularam  na mídia  deixaram muito a desejar, como já discuti aqui.

Mas, enfim, enquanto circula o vírus, circulam também as informações sobre ele. Nesse sentido, infelizmente, a eficácia do vírus tem sido maior, já que muitas das informações que circulam são desencontradas e/ou incorretas.

Por exemplo, alguém aí já recebeu um e-mail com 43 perguntas e respostas sobre a gripe suína atribuídas a um certo “Dr. Elio Rolim, pneumologista e cardiologista”? Se não recebeu, em breve deverá receber, o troço está se espalhando quase tão rápido quanto o vírus que supostamente pretende combater. Por que supostamente? Bem, além de um português um tanto sofrível, a mensagem apresenta diversas informações erradas e algumas que parecem plantadas para incitar o pânico. E provavelmente o tal Dr. Elio não existe ou, se existe, ficará de cabelo em pé ao ver o que soltaram por aí em seu nome.

Como resolver o problema da circulação dessas porcarias na internet é questão antiga e ainda sem solução, se é que solução há. Mas um jeito bem ao alcance de todos para ajudar é fazer exatamente o mesmo que se procura fazer para combater a gripe suína: tomar cuidado para não passar adiante.

Outra forma, claro, é fazer circular as informações bem colocadas. Assim, vamos a uma seleção delas:

Médico repassa os grupos de risco nas infecções pela nova gripe: Luis Fernando Correia esclarece quais os grupos considerados de risco para a gripe suína;

Sobre a letalidade da gripe suína no Brasil: ponderações, como sempre muito esclarecedoras, de Karl do Ecce Medicus;

A gripe A H1N1 atinge até a alma: crítica excelente e bem humorada de Rafael Soares do RNAm.

Boa leitura!

========================================

Atualização em 11/08/09: O Roberto Takata, do Gene Repórter, teve a enorme paciência de checar em fontes mais confiáveis o que está certo e o que está errado em cada uma das perguntas e respostas do e-mail atribuído ao Dr. Elio Rolim mencionado acima. Vale a pena conferir! Acesse aqui.

Tagged: , , , , , ,

§ 2 Responses to a circulação do H1N1

  • Oi, Tati,

    Obrigado pela visita (bem, que o contador de visitas registrou um súbito aumento da audiência do GR em 100%). Bem, eu também recebi várias vezes esse maldito email.

    Quanto a linkar para essa postagem, acho que eu deveria ter pedido para um profissional da área de saúde revisá-la antes de publicá-la.

    []s,

    Roberto Takata

  • trnahas diz:

    Oi, Roberto!
    Teu blog agora tá no meu iGoogle; gostei e vou visitar sempre. Aliás, adorei teu último post sobre os aminoácidos nos cometas (e daí? :)
    A gripe suína é disparado o tem despertado maior interesse nos leitores daqui do blog, ao menos por enquanto. Mas só se tiver a expressão gripe suína no título. Esse que fala em H1N1 é meio ignoradinho…
    Quanto a perguntar para um médico… só se fosse o Karl, pq se fosse o Dr. Elio Rolim não ia adiantar nada :) Aliás, eu bem que mandei e-mail pro Dr. Elio Rolim sobre esse spam que tava rolando, mas ele não me respondeu. Será que ele não existe? :)
    Falando sério: acho que vc fez um ótimo trabalho procurando informações sobre cada item em fontes confiáveis. Além disso, tem uma coisas que são óbvias mesmo, como aquela de lavar a mão muitas vezes ao dia. Mas a resposta que eu mais gostei foi aquela em que vc coloca que dizer que o vírus não é mortal é o mesmo que dizer que tiro não mata. Ótima sacada!
    Eu só não concordo muito com a no. 11, pq nem toda água bebida e usada de outras formas (aqui e em outras partes desse mundão) é clorada, então…
    E, claro, o melhor de tudo foi a bronquinha: não repassar spams, purfa!!!
    Beijão,
    Tati

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a circulação do H1N1 at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: