série homem na Lua – 10

Julho 23, 2009 § Deixe um comentário

Sessão cinéfila em comemoração aos 40 anos  da chegada do homem à Lua!

Já falei aqui de 2001: uma odisséia no espaço. A Folha Online listou esse e também outros 8 filmes de ficção que abordam a “conquista da Lua” pelo homem. Confira as dicas aqui, acompanhadas de sua sinopse. O G1 também fez sua lista (eu sou mais a anterior…), veja aqui.

Saindo da ficção, a dica é um documentário sobre a viagem de Apolo 11 à Lua produzido em 1970 por Theo Kamecke e nunca exibido ao público. De acordo com o noticiado pela Euronews, o Moonwalk One registou a viagem de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins à Lua a pedido da Nasa, mas não foi exibido porque considerou-se que a população estava saturada de informações sobre a ida do homem à Lua. Uma cópia que havia ficado esquecida por quarenta anos foi agora digitalizada e transformada num DVD. Veja um trecho aqui.

Mas para começar a sessão cinéfila nada melhor do que assistir aquele que é considerado o primeiro filme de ficção científica da história do cinema. O curta-metragem Viagem à Lua (Voyage dans la Lune, 1902) foi produzido pelo francês George Méliès inspirado em obras do esritores Júlio Verne e H.G. Wells e narra a história de um grupo de astrônomos que viaja à Lua em uma cápsula lançada da Terra por um canhão.

Esse filme é uma referência importantíssima na história do cinema pela experimentação dos recursos cinematográficos até então desconhecidos, como sobreposição, fusão e a exposição múltipla de imagens. Veja a ficha técnica e um bom comentário sobre o curta aqui.

Como já caiu em domínio público pela idade, há trocentas entradas para o filme no You Tube e diversos outros sites. O difícil é achar algum que esteja completo (a duração total é de 14 min.) e também que respeite a originalidade da obra. Isso porque o filme é da época do cinema mudo e as pessoas têm mania de colocar narração explicando o que está acontecendo. Se você acha que isso vai ser mais legal, pode assistir aqui um com narração em francês e aqui um com narração em inglês.

O selecionado abaixo tem apenas uma trilha sonora discreta, sem narração. Foi o melhor que consegui encontrar sem esculhambar tanto o filme original. Boa viagem a todos!

Advertisements

Tagged: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading série homem na Lua – 10 at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: