nanobiotecnologia ao alcance de todos

Julho 1, 2009 § 4 comentários

Há um par de dias comecei a acompanhar o blog Bala Mágica da farmacêutica Fernanda Poletto sobre nanobiotecnologia. Super recomendo, é endereço certo para quem quer conhecer um pouco do nanobiomundo.

Mas eu queria mesmo é continuar no embalo do post de ontem sobre (raros) bons exemplos de ciência na mídia. Ontem falei de duas matérias de jornalismo científico escritas por jornalistas e publicados em dois importantes jornais do país. Hoje quero chamar a atenção para um artigo de divulgação científica publicado por Fernanda e duas outras colegas pesquisadoras da UFRS na Revista Ciência Hoje: Uma pequena grande revolução.

Trata-se de uma deliciosa viagem que se inicia na referência ao filme Querida, encolhi as crianças (Honey, I Shrunk the Kids, EUA, 1989) para introduzir os conceitos básicos da área e que termina por abordar as principais aplicações da nanobiotecnologia na saúde humana, além de traçar um panorama sobre a política científica para a nanobiotecnologia.

Deixo os leitores com um trechinho do artigo para incitar a curiosidade e incentivar a leitura do mesmo:

O prefixo ‘nano’ deriva da palavra grega ‘anão’, correspondendo a um termo técnico usado em qualquer unidade de medida (de comprimento, área, massa, volume etc.) para indicar um bilionésimo dessa unidade. Por exemplo, um nanômetro equivale a um bilionésimo de um metro.

[…] O estudo das propriedades dos materiais na escala do nanômetro é chamado nanociência. Quando esse conhecimento é empregado para a obtenção e o controle de nanomateriais com objetivos práticos e comerciais, é chamado nanotecnologia.

A lista completa das aplicações potenciais da nanotecnologia é vasta e diversificada. Mas, sem dúvida, um de seus maiores impactos na sociedade ocorrerá na área médica. Quando a nanotecnologia é aplicada às ciências da vida, é conhecida como nanobiotecnologia ou nanomedicina.

Mas como a nanobiotecnologia poderia influenciar na saúde das pessoas? A resposta é o que procuramos apresentar a seguir.

(Leia o artigo completo aqui)

Tagged: , , ,

§ 4 Responses to nanobiotecnologia ao alcance de todos

  • Fernanda diz:

    Oi, Tatiana

    Puxa, que legal :-D
    Agradeço muito a referência ao blog e ao artigo da CH.
    O que pouca gente sabe (até esse momento, hehe) é que eu queria ser jornalista quando era criança – mas acabei indo por outros caminhos, interessantes também. O convite das minhas orientadoras (que são as co-autoras do trabalho) para redigir um artigo para a CH foi um presente por causa disso… e uma grande lição de humildade!
    Isso porque precisei reaprender a escrever para leitores com vários níveis de conhecimento sobre o tema, coisa que acaba sendo esquecida no meio científico.
    As pessoas precisam ter acesso a fontes de informação confiáveis para ter uma opinião consistente sobre um assunto, e é por isso que a divulgação científica é fundamental – em especial no caso da nanobiotecnologia, cujos impactos ainda não são completamente conhecidos.
    É, acho que o bichinho da divulgação científica me pegou, hehehe.

    Forte abraço!!!

    Fernanda

    • trnahas diz:

      Oi, Fer. Puxa, então tivemos a mesma idéia :) Eu, na verdade, cheguei a prestar vestibular pra jornalismo antes da Bio e abandonei o barco pra desespero dos meus pais, que consideravam essa uma profissão mais “nobre” que a de biólogo. Já pensou se eu tivesse um diploma agora depois da resolução do STF? :)
      Brincadeiras à parte, adorei minha opção e acho que as coisas podem se casar perfeitamente, como mostram os bons exemplos de divulgação científica!
      Gostei muito mesmo do teu artigo, uma leitura super gostosa e bem esclarecedora. Ainda bem que vc foi mordida por esse bichinho, as pessoas que curtem ler sobre ciência agradecem!
      Beijão,
      Tati

  • Muito interessante a iniciativa do blog com artigos de qualidade, simples e objetivo. Perspectiva visionária.. está de parabéns.. obrigada pelas referências e prazeroso conteúdo. sucesso!!

    • trnahas diz:

      Que delícia ler tuas palavras, Erika! Ganhei o dia!!!
      É muito bom mesmo saber que tem gente do outro lado da telinha aproveitando aquilo que você ficou preparando pra dizer :)

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading nanobiotecnologia ao alcance de todos at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: