“funcionário do mês” – Crodowaldo Pavan

Junho 10, 2009 § Deixe um comentário

pavan

Pavan em seu gabinete (Foto do arquivo de Luiz Edmundo Magalhães. Fonte: Revista Pesquisa Fapesp)

Resolvi aderir à onda “funcionário do mês” e abrir um espaço nesse humilde bloguinho para informações sobre importantes cientistas e/ou divulgadores de ciências. Em post anterior falei um pouco de Einstein, embora em outro contexto. Pensei em começar esta seção por Darwin, mas achei meio óbvio demais. Voltei-me então para os  brasileiros e logo pensei em aproveitar o (infeliz) contexto do recém falecimento do querido Crodowaldo Pavan.

Pavan, falecido em 03/04/2009 aos 89 anos, foi dos mais importantes cientistas brasileiros e grande responsável pelo desenvolvimento da genética no país, ao lado de André Dreyfus, Antônio Brito da Cunha e outros notáveis da “turma da Glete” que  trabalharam no desenvolvimento da genética de populações em parceria com o mestre Theodosius Dobzhansky.

Destaque não só em pesquisa – atividade que exerceu com maestria chegando inclusive a derrubar o dogma da constância do DNA nas células ao identificar os cromossomos politênicos da mosca Rhynchosciara (veja reportagem “Dogma no chão” da revista Pesquisa Fapesp)  -, Pavan foi representante de um seleto grupo de docentes que levou a sério a tríade acadêmica de pesquisa, ensino e divulgação.

Nada avesso a polêmicas, bem-humorado, extremamente preocupado com a formação de novos pesquisadores, generoso, divertido, apaixonado pela ciência e uma vez cunhado de “Don Giovanni” nos áureos tempos… qualquer um que tenha convivido minimamente com essa personalidade complexa não teria dúvidas em assinar embaixo dessa lista e ainda acrescentar muitos outros adjetivos. Mas a melhor descrição de Pavan que já ouvi foi feita pelo Prof. Francisco Lara, outro importante nome da genética já falecido, em entrevista para o audiovisual Histórias da Genética no Brasil que amigos biólogos e eu estamos finalizando:

Como pessoa, eu acho o Pavan uma personalidade extraordinária. É como eu já disse até em público aí: se caísse (sic) dez índios pelados na Amazônia de pára-quedas perto do Pavan, o Pavan conseguia catequizar no mínimo uns sete pra (sic) trabalhar no projeto dele. E, então, eu fui um desses índios.

Veja mais informações sobre Pavan em:

Atualização em 10/09/09: O CNPq lançou o livro Crodowaldo PavanMemória de sua trajetória, que reproduz entrevistas concedidas por Pavan entre 2005 e 2006 ao Programa Institucional de História Oral do CNPq. (Fonte: revista Pesquisa Fapesp – edição de setembro/2009).

Atualização em 15/02/10: a Revista Pesquisa Fapesp fez uma homenagem póstuma a Pavan com um interessante sequência de artigos na edição de fevereiro de 2010.

Anúncios

Tagged: , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading “funcionário do mês” – Crodowaldo Pavan at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: