a educação dos educadores

Junho 1, 2009 § 1 Comentário

educacaoO editorial do Estadão de ontem trouxe um perfil da formação do professor brasileiro a partir de pesquisa realizada pelo Ministério da Educação com base no Censo Escolar de 2007.

A situação é lastimável, pra dizer o mínimo. Muitos professores não têm formação de nível superior na especialidade das disciplinas que ministram. O caso do ensino de ciências é o mais crítico: 80% dos professores não têm diploma na área. Mas isso não é nada frente ao fato de que muitos docentes sequer são graduados no ensino médio, havendo ainda os inacreditáveis casos de professores que mal concluíram o ensino fundamental e lecionam no ensino médio, nível de escolarização que eles próprios não possuem!

Ouvi esses e mais desanimadores números e fatos na reunião da SBPC há quase um ano, quando os dados da pesquisa realizada pelo MEC haviam sido divulgados há um par de meses. Agora tenho visto aqui e ali na mídia uma ou outra resportagem sobre o tema. O Jornal Nacional, por exemplo, foi um dos que deu uma pincelada no assunto recentemente. Mas cá entre nós… agora????

A situação é crítica demais e não se configurou do dia pra noite, sendo resultado do descaso desse e de governos anteriores nas esferas municipal, estadual e federal. Mas é resultado também da inépcia dos nossos meios de comunicação na mesma medida. Como assim só agora começam morosamente a acordar para isso? Os números que o Estadão, Jornal Nacional e cia divulgaram agora – final do primeiro semestre de 2009 – são resultado de pesquisa realizada pelo MEC em 2007! E quem cobriu a SBPC em julho de 2008, não falou nada por quê? Isso só pra citar um exemplo de evento de grande alcance nacional em que presenciei a discussão acirrada do tema em diversas palestras, mesas-redondas e quetais…

Bom, só uma indigação de início de semana sobre nosso jornalismo, cada vez mais ocupado com Nardonis e outras desgraças que, sim, são tristes à beça, mas… qual o interesse disso em nível nacional, em nível de desenvolvimento do país, em nível de informação dos cidadãos, em nível de… mídia?

Tagged: , , , , , ,

§ One Response to a educação dos educadores

  • Fátima diz:

    Vivemos sob a égide do estelionato educacional: eles dingem que ensinam, os alunos fingem que estudam, o governo finge que fiscaliza e todo mundo fica numa nice….. Festa do caqui maduro. Pena que o tempo mostrará os nefastos efeitos disso nos ‘profissionais’ que se formarão.

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a educação dos educadores at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: