a floresta, o colete e o homem

Dezembro 23, 2008 § Deixe um comentário

22brazil_span

[o homem] Ontem celebrou-se os 20 anos da morte-matada de Chico Mendes. Muitos cadernos e reportagens especiais em jornais, sites, programas de rádio etc estão estampando sua foto e sua história desde a semana passada. Mas nessas horas eu gosto muito é de ouvir o que os gringos tão dizendo/pensando. O New York Times de ontem trouxe uma reportagem especial sobre o tema (aqui, em inglês).

[a floresta] A reportagem relembra a luta de Chico Mendes pela preservação da Amazônia e logo a coloca na balança com o anúncio feito pelo governo brasileiro sobre o plano de redução do desmatamento da floresta. A imagem acima, que ilustra o artigo, retrata uma área devastada da Amazônia em março de 2008.

[o colete] No início do mês, o ministro Minc – em carne, osso e colete – anunciou todo orgulhoso o plano de redução em 70% do desmatamento da Amazônia até 2017. O ousado plano contribuirá não só para a preservação da floresta, como também para reduzir drasticamente as emissões brasileiras de Co2. Hoje, muito devido ao desmatamento e queimada da Amazônia, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa.

O questionamento que a reportagem coloca (que também é a dúvida que não quer calar de todos nós) é se esse é um plano viável/realista, já que até agora o governo brasileiro não deu muitas mostras de que consegue ou conseguirá ter algum controle sobre o que acontece lá pros lados da linha do Equador. Aliás, alguém leu a entrevista de FHC à revista Pesquisa Fapesp mês passado? A íntegra pode ser lida aqui e as respostas às perguntas abaixo são bem emblemáticas dessa dúvida:

O senhor era contra as queimadas, mas continuaram queimando. Por que a vontade do presidente é tão difícil de ser respeitada?
Porque ela tem que passar por canais mais burocráticos do que políticos, na verdade, para chegar lá. Para ficar no exemplo das queimadas. Sou muito amigo do Fábio Feldman [ambientalista, ex-deputado federal]. Nós criamos um conselho sobre aquecimento global. Foi o primeiro país que fez isso no meu tempo.

No primeiro ou segundo mandato?
No segundo. Eu era o presidente e o Fábio o secretário executivo do conselho. Fizemos algumas reuniões para esclarecer ministros, secretários, governadores etc. sobre a questão. E o Fábio, sobre as queimadas, me deixava maluco. Sempre me procurava para reclamar, “Está queimando mais do que dizem…”. Nós conseguimos construir, naquela ocasião, um satélite com a China que foi o primeiro a fazer fotos sobre a Amazônia por várias vezes. Isso foi no primeiro mandato. Então já se conseguia saber o que estava queimando. Agora, isso só aumenta a angústia, porque você sabe o que está queimando e não tem os meios para brecar. Aquela região é imensa, os interesses locais são muito fortes, não tem policiamento efetivo… Hoje, pelo menos, mudou bastante a mentalidade dos governadores da região.”

Aproveitando, segue mais uma dica pra quem tá a fim de ficar no clima das mudanças climáticas e aquecimento global: foi lançado o Portal sobre Mudanças Climáticas, criado em parceria entre a Embaixada do Reino Unido no Brasil, o Conselho Britânico e a Agência de Notícia dos Direitos da Infância (Andi). O site foi inaugurado em 1º de dezembro, dia da abertura da 14ª Conferência das Partes (COP 14) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na Polônia. Seu conteúdo abrange desde os conceitos e definições científicos até as políticas públicas necessárias para se minimizar os efeitos das mudanças climáticas, e disponibiliza textos, artigos, fotografias, áudios e vídeos.

Anúncios

Tagged: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a floresta, o colete e o homem at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: