espaço aberto da sustentabilidade

Novembro 9, 2008 § 1 Comentário

Foi inaugurada na última terça feira a Praça Victor Civita. Situada no bairro de Pinheiros em São Paulo, pretende ser um espaço aberto da sustentabilidade, com atividades voltadas à educação ambiental num local onde até 1989 funcionou um incinerador de lixo residencial e hospitalar.

Todo o terreno recebeu tratamento especial para eliminar e/ou isolar o material de contaminação num minuscioso projeto de revitalização. Do lado de dentro do prédio em que funcionava o incinerador, havia dioxinas e ferranos, compostos químicos gerados por meio da queima de produtos que contém cloro, como a maioria dos plásticos. Foi preciso raspar todas as paredes e escadarias do edifício e isolar a área em que funcionava a fornalha do incinerador para dar lugar ao Museu da Sustentabilidade e a um espaço para palestras e administração.

museu-sustentabilidade1

Praça Vitor Civita – Museu da Sustentabilidade

Do lado de fora, a contaminação era de metais pesados no subsolo, como chumbo, zinco e cobre. Usou-se aí o processo de contenção para isolar o contato direto com o solo contaminado por meio de impermeabilização. Assim, além do acréscimo de uma camada de 50cm de terra limpa, o terreno foi coberto por passeios elevados de madeira legalizada, através dos quais os usuários da praça podem acessar a área de shows, a academia da melhor idade e a oficina para as atividades de educação ambiental.

contencaoPraça Vitor Civita – passeios elevados

A praça é repleta de canteiros de plantas usadas para produção de biocombustíveis (como a beterraba e a cana), de sistemas de filtragem e reuso da água (como a juta) e fitoterapia.

etanolPraça Vitor Civita – canteiro de plantas para produção de etanol

Estando em Sampa, vale a pena conferir! É uma bela obra arquitetônica, um espaço esteticamente bonito, um local com diversas atividades culturais interessantes e um exemplo de transformação de um terreno deteriorado em área verde e de uso público.

A cerejinha no bolo foi o show de inauguração! Não poderia haver escolha melhor que o grupo mineiro Uakti. Só uma pena que a região é rota de aviões e helicópteros…

uaktiGrupo Uakti em show na Praça Vitor Civita em 04/nov/08

Tagged: , , , ,

§ One Response to espaço aberto da sustentabilidade

  • jane vicentina do espirito santo diz:

    Me sinto orgulhosa em ser Paulista e saber que em minha cidade,contamos com inteligencias geniais, como estas, que criaram em cima de lixos contaminados, “uma expressão mais pura de amor a natureza humana!.”..

    Só tenho agradecer em nome de todos os paulistanos e paulistas como eu.

    Gostaria de saber onde consigo os dados dos eventos ,que serão apresentados nesse novo espaço Cultural.
    e desde já agradeço…
    janev.espiritosanto

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading espaço aberto da sustentabilidade at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: