a amazônia é nossa?

Novembro 3, 2008 § 2 comentários

para acessar a fonte original da imagem, clique aqui.

Chamou a atenção em agosto desse ano uma série de notícias dando conta de novas descobertas na Amazônia. Acabei não escrevendo sobre isto na época e eliminei os links das reportagens dos meus favoritos. Achei só um esquecido: estudantes descobrem microorganismos benéficos em plantas na Amazônia. Os outros iam nessa linha de novos achados da biodiversidade amazônica. O ponto comum era o fato de os pesquisadores serem europeus, estado-unidenses, o escambau. Menos brasileiros.

Não é ufanismo recalcado não. É que foi uma sequencia de 4-5 notícias nessa linha, tudo no espaço de duas semaninhas. Fora as n outras que vieram antes e depois. E eu fiquei pensando porque estávamos tão pouco presentes nessas descobertas… Mas já tinha até deixado novamente de lado essa pulguinha atrás da orelha quando me deparei ontem com uma série de reportagens sobre a política científica brasileira na versão impressa do Estadão. Uma fala dos investimentos em pesquisas científicas no país, em saudável expansão. As outras versam sobre a falta de pesquisadores especializados em áreas de ponta e/ou em regiões importantes do Brasil.

Resumindo: estamos com déficit de pessoal qualificado para trabalhar nas áreas de biodiversidade e mudanças climáticas, por exemplo. A FAPESP vai inclusive prospectar cérebros no exterior, começando por um anúncio de emprego na revista britânica Nature. E a Amazônia Legal é a região em que essa escassez de recursos humanos para a pesquisa científica se apresenta de forma mais acentuada.

Uma série de razões são elencadas, como o número pequeno de doutores formados pelas universidades locais, as baixas notas na Capes dos cursos de pós-graduação da região e salários não competitivos o suficiente para atrair cientistas de outras partes do país. A sensação de déjà vu veio com este comentário do jornalista Herton Escobar, que assina a matéria: “Não é à toa que cerca de 70% dos trabalhos científicos publicados sobre a Amazônia no mundo não têm um único autor com endereço no Brasil”.

Tagged: , , , , , ,

§ 2 Responses to a amazônia é nossa?

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a amazônia é nossa? at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: