a volta do besouro

Outubro 29, 2008 § Deixe um comentário

Evolução e Diversidade foi o tema principal da recém encerrada V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Darwin: 150 anos da Origem das Espécies foi um dos núcleos temáticos da Reunião da SBPC este ano. Há eventos e exposições acontecendo em todo o mundo agora que são celebrados os 150 anos da apresentação à Linnean Society dos manuscritos de Darwin e Wallace. Há também reportagens, programação especial e documentários por toda a mídia. Como na mostra Ver Ciência, ainda em andamento em Brasília e no Rio.

No dia 1 de julho de 1858, foram apresentadas as linhas gerais da nova teoria “para explicar o aparecimento e a perpetuação de variedades e formas específicas em nosso planeta”. No ano seguinte, Darwin publicou A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural. E é por isto que 2009 também será um ano comemorativo da Teoria da Evolução.

Difícil será inovar. Já houve abordagens históricas sobre Darwin e a viagem a bordo do Beagle. Explicações sobre a Teoria da Evolução. Relações com a Sociobiologia. Creacionismo x Evolucionismo. As famosas caricaturas de Darwin como um macaco pipocaram em muitas telas. E o papel de Wallace na origem de toda essa história por fim recebeu mais destaque.

Mas de tudo que li, vi e ouvi por aí, imperdível está o texto de Otávio Frias Filho na edição 18 da Piauí. Tem tudo isso e muito mais, num texto fácil e gostoso, que não deixa de pontuar até algumas anedotas na história da ciência. Por exemplo, ao apresentar o paradigma neo-darwinista da síntese moderna, conta que foi Haldane quem deu a famosa resposta quando perguntado sobre o que a seleção natural revela a respeito da mente de Deus: “Uma paixão desmedida por besouros”.

Tagged: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading a volta do besouro at ciência na mídia.

meta

%d bloggers like this: