e então a maçã não caiu na cabeça de Newton

Janeiro 20, 2010 § 2 Comentários

Essa é a versão da história da teoria da gravidade que todos conhecemos, tendo inclusive aprendido nas aulas de física da professora Celeste:

(fonte da imagem no link)

Eis que a Royal Society celebra seu 350o. aniversário desmistificando essa lenda. A famosa sociedade científica londrina disponibilizou um manuscrito da biografia de Newton, publicada em 1752 e da autoria de William Stukeley. Nesse documento, Stukeley menciona o episódio da maçã, mas o narra de uma forma ligeiramente distinta:

Após o jantar, o clima estava quente, nós fomos para o jardim e bebemos chá embaixo da sombra de algumas árvores; somente eu e ele. Entre outras discussões, ele me disse, que estava na mesma situação, como a noção de gravidade veio até sua mente. Por que deve uma maçã sempre cair para baixo em linha reta em direção ao solo, pensou ele, que sempre observava maçãs caírem do seu local de contemplação. Por que ela nunca vai para o lado ou para cima? Mas sempre em direção ao centro da Terra? Com certeza, a razão, é por que a Terra a atrai…

Então a maçã nunca caiu propriamente na cabeça de Newton… O manuscrito de Stukeley pode ser acessado na Internet aqui.

E por falar em aniversário, no início do mês, em 04/01, Newton completaria 367 anos (acho meio despropositada essa mania de celebrar aniversário de quem já morreu, mas enfim…). Para comemorar, o Google alterou seu famoso logo e fez uma referência à história da maçã. Parece que já sabia da nova versão, pois a maçã apenas cai da árvore, sem fazer galos na cabeça do cientista:

Mas antes da Royal Society trazer à tona o documento, o Novaes já havia pensado em uma outra versão para essa história da maçã de Newton – a Gravidade Torta:

Veja mais informações sobre Newton e a Teoria da Gravidade no Física na Veia e sobre o documento da Royal Society no blog do Praticando Física, no blog da Nature (em inglês) ou na versão em português desse texto no Cientec.

About these ads

Tagged: , , , , , ,

§ 2 Responses to e então a maçã não caiu na cabeça de Newton

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading e então a maçã não caiu na cabeça de Newton at ciência na mídia.

meta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 74 outros seguidores

%d bloggers like this: