retrospectiva ciência na mídia 2009: VI – fiasco

Dezembro 26, 2009 § 2 Comentários

Dando sequência à série retrospectiva ciência na mídia 2009, esse post é dedicado ao grande fiasco científico do ano. O LHC esteve bem perto de conseguir seu espaço aqui, mas aos 15 minutos do segundo tempo garantiu presença em outro post da série. Sendo assim, acho que não resta dúvidas que o troféu de grande fiasco vai pra COP-15, embora a conferência já tenha passado por esta retrospectiva sob a forma de charges.

Cerimônia de abertura da COP-15 em 07/12/2009.

A celeuma dos e-mails hackeados e divulgados por alguns dos chamados “céticos do clima” às vésperas da COP-15 foi grande (episódio batizado de climagate). Isso só aumentou o medo do fiasco, que já era grande. Mas acho que poucos imaginaram que seria TÃO fiasco assim…

A conferência começou com grande expectativa e ampla cobertura midiática. Mereceu até um feito histórico na história do jornalismo: um mesmo editorial foi publicado em 56 jornais de 45 países e em 20 línguas distintas. Mas ao longo da quinzena do evento a coisa esfriou (longas filas de espera no frio glacial de Copenhague, péssima organização do evento denunciada por jornalistas) e esquentou muitas vezes (a entrada de muitos foi restringida e a polícia não foi nada simpática aos protestos, Schwarzenegger discursou e mandou um “I’ll be back” e a Monsanto ganhou o prêmio ‘A Sereia Furiosa’ por sabotar ações para enfrentar a mudança climática)  até que desandou de vez e terminou com resultado pífio (veja o “acordo” final).

Na hora em que nossa estrupícia ministra soltou aquela inacreditável frase, fiz coro ao resto do mundo achando que era mais um fiasco. Mas hoje, depois de pensar melhor, já a vejo como sábia. Dilma foi, de fato, a única que entendeu todo o espírito da COP-15 e por isso soltou: “o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável” (veja a declaração ao vivo e a cores, da boca da própria muy perspicaz Dilma aqui).

Brincadeiras à parte, recomendo a ótima análise de @abranches sobre o resultado final da conferência em COP15: o rescaldo do fracasso. Abaixo, um trechinho selecionado deste post:

O problema é que a COP15 nunca foi sobre a ciência da mudança climática, sempre foi sobre a política da mudança climática.

Do ponto de vista da ciência da mudança climática, Copenhague foi um grande fracasso. Da perspectiva da política da mudança climática, houve progresso.

About these ads

Tagged: , , , , , , , ,

§ 2 Responses to retrospectiva ciência na mídia 2009: VI – fiasco

Deixe um comentário ao post

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

What’s this?

You are currently reading retrospectiva ciência na mídia 2009: VI – fiasco at ciência na mídia.

meta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 62 outros seguidores

%d bloggers like this: